1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Gestão: Segurança e Saúde no Trabalho – 28

16 de abril de 2018
Informativo
Motivos que mais afastam do trabalho

DOR NAS COSTAS, lesões no ombro e fratura na perna lideraram os pedidos de benefícios do INSS no Estado no ano passado,quando 131,4 mil trabalhadores ficaram longe da empresa. Desafio é diminuir repetição e estimular a prática de atividade

O operário metalúrgico Gilmar Pereira, 54 anos, trabalha há 20 anos na área de fundição, mas não consegue mais desempenhar suas atividades. O morador de Joinville começou com problemas da coluna em 2005. Fez cirurgia, mas as dores só pioraram. Hoje, são duas hérnias, além de tendinite, bursite e artrose nos ombros. Para ele, o ritmo acelerado do trabalho foi o que levou às lesões. Há dois anos está afastado do emprego pelo INSS e ainda não tem previsão para retornar ao posto.

O operário não está sozinho. Dados da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda mostram que a dor nas costas foi a doença que mais afastou os catarinenses do trabalho em 2017. Foram 7,3 mil casos ? o que corresponde a quase 6% do total de 131,4 mil auxílios-doença previdenciários concedidos no ano passado no Estado. No segundo lugar aparecem as lesões nos ombros, seguidas por fratura da perna.

- Agora tomo remédios, faço fisioterapia, mas os médicos dizem que 100% não vou ficar. Eles dizem que é problema da idade, mas dependendo do trabalho, acelera esse processo ? diz Pereira.

A presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho, Elisa Martinez, reforça que a incidência dessas doenças não é novidade, principalmente entre aqueles que realizam atividades repetitivas e pesadas, em esteiras de fábricas, por exemplo. Prova disso é que, nos últimos três anos, a dor nas costas lidera o ranking dos auxílios-doença no Estado.

- Alguns estudos falam que 70% da população vai sofrer pelo menos um episódio de forte dor nas costas ao longo da vida. É um quadro do ser humano ? diz.

A dorsalgia (dor nas costas) também aparece entre as principais causas de afastamento com auxílios-doença acidentários no Estado, que são decorrentes de acidente ou doença do trabalho. Ocupa o segundo lugar, com 4,9 mil benefícios em 2017, atrás apenas de fratura do punho e da mão (5,6 mil).

A fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, afirma que a principal causa de dor nas costas é a quantidade de tempo que se permanece sentado:

- A inatividade ainda é o principal fator para ter dor muscular, então tem que se mexer ? diz, acrescentando que o esforço repetitivo e sem repouso também causa as dores.

De acordo com a especialista, quando a pessoa desenvolve uma atividade e começa a sentir dor já é um sinal de alerta e, se não procurar ajuda, pode evoluir para uma dor crônica.

AVANÇO NA ÁREA EM SANTA CATARINA

A médica do trabalho Elisa acredita que o Estado avança na prevenção dessas doenças nos ambientes de trabalho. Ela cita que, segundo o observatório do Ministério Público do Trabalho, entre 2012 e 2017, houve uma queda de 48% na incidência de doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo entre os trabalhadores catarinenses.

A médica defende que está havendo maior preocupação por parte das organizações neste sentido, além de iniciativas, como do governo federal, ao exigir laudo ergonômico para as empresas ao usar o eSocial, que ajudam neste cenário. Fora as medidas que devem ser adotadas pelas companhias, o profissional também pode incorporar hábitos que ajudam a prevenir as dores e lesões, como fazer atividade física, alongamentos e manter peso adequado.
Fonte: A Notícia - Economia - 16.04.2018
 
 


somos afiliados: