1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Gestão: Segurança e Saúde no Trabalho – 13

13 de fevereiro de 2025
Informativo
Atualização da NR-1: É preciso tratar o assunto com prudência

Sendi Lopes - Gerente Executiva de Saúde e Segurança do SESI/SENAI SC

13 de fevereiro de 2025

A recente atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que entra em vigência em 26 maio de 2025, estabelece que os fatores de riscos psicossociais sejam considerados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Entretanto, vale destacar que essa inclusão não é uma novidade.

Esses fatores relacionados à forma como o trabalho é organizado, supervisionado e executado, podendo gerar situações de sobrecarga mental, estresse organizacional, entre outros fatores, já possuíam diretrizes presentes na NR-17 (Ergonomia).

O que muda agora é a necessidade de dar ainda mais atenção a esses riscos no gerenciamento de riscos ocupacionais.

Contudo, é preciso tratar o assunto com prudência.

Neste contexto, é preciso olhar para a saúde mental como um fenômeno multifatorial, influenciado por diversos aspectos além do ambiente do trabalho, devendo ser tratada de forma abrangente e individualizada, o que não é abordado na NR-1.

Como primeiro passo, é fundamental que as empresas compreendam que a adaptação à NR-1 não deve ser vista apenas como uma obrigação legal, mas como uma oportunidade para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e promover uma cultura de saúde e bem-estar.

Estamos empenhados em ajudar as organizações a evidenciar a integração desses fatores ao seu PGR  ressaltando as medidas de proteção para promover um ambiente mais saudável, seguro e produtivo para todos.

Mas é preciso ficar atento. Com a grande quantidade de informações que circulam sobre o tema, dúvidas têm surgido, dificultando a compreensão de como implementar essas mudanças de maneira eficaz, com conformidade legal.

No SESI/SC, temos acompanhado de perto as implicações dessas atualizações e as principais questões que surgem aos gestores.

A preocupação com a saúde mental dos trabalhadores sempre esteve no nosso radar e agora, com as novas diretrizes da NR-1, intensificamos nossos esforços, realizando estudos para o desenvolvimento de ferramentas para identificação, avaliação e monitoramento dos fatores de risco psicossociais e capacitando nossas equipes para o melhor atendimento das organizações e seus colaboradores.

Isso reforça o nosso compromisso de proporcionar o suporte necessário para que as empresas se ajustem corretamente às exigências legais, oferecendo orientações claras e soluções práticas e completas.

Para entender melhor os detalhes da atualização da NR-1, recomendo a leitura de um conteúdo preparado pelos nossos especialistas, que você pode acessar aqui [https://saude.sesisc.org.br/blog/seguranca-e-saude-no-trabalho/nr-1-atualizada-o-que-muda-para-as-empresas/].

E na sua empresa, como esse tema tem sido tratado? Quais ações já estão em prática? E qual é a sua principal dúvida sobre essa atualização da NR-1?
Fonte: SESI/SENAI SC
 
 


somos afiliados: