1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Gestão: Produção e Qualidade – 3

09 de julho de 2018
Informativo
Confira alguns dos desafios da indústria do plástico daqui para frente

Após duas temporadas seguidas de queda, a estimativa é de crescimento para a indústria do plástico nos próximos anos. Atualmente, a cadeia da transformação do material contabiliza cerca de 12 mil empresas dos mais variados portes e destaca-se como o quarto setor que mais emprega no País.

“Estamos atrelados a um ano eleitoral de cargos majoritários, que costumam ser bons para o comércio, para a indústria e para os serviços. Isso, evidentemente, no caso de não haver nenhum problema político muito grande, deve fazer a economia fluir bem e o setor do plástico recuperar-se com certa robustez”, analisa Gino Paulucci Júnior, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Apesar disso, assim como outros segmentos, o setor tem desafios importantes para enfrentar em seu caminho.

Confira alguns deles a seguir:

Sustentabilidade

A indústria do plástico, de modo geral, tem uma forte correlação com o PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, se a economia cresce, o consumo de plásticos também aumenta, melhorando, assim, as perspectivas para o setor.

Mas, se por um lado, o crescente aumento do consumo per capita dar um gás para o mercado – atualmente o Brasil consome aproximadamente 35kg/hab de plástico, enquanto a média mundial chega a 40 Kg/hab –, por outro, provoca, também, uma maior preocupação com relação aos efeitos nocivos do consumo cada vez maior de produtos plásticos, sem a destinação adequada dos resíduos.

É fundamental, portanto, trabalhar a conscientização da população e do poder público sobre reciclagem e fazer um trabalho conjunto para que o segmento seja dinamizado.

Além disso, existe o desafio de inserir de forma crescente o plástico reciclado na cadeia produtiva para desenvolver mais oportunidades de negócio, com um ciclo produtivo mais circular e eficiente.

Profissionalização da gestão

Contar com uma gestão profissionalizada e empenhada na melhoria dos processos é outra questão que precisa ser debatida. Só assim, será possível promover uma reestruturação operacional efetiva para a conquista de uma melhor performance e um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento.

Conquista de parceiros estratégicos

A conquista de parceiros estratégicos é outra iniciativa eficaz que ajuda a impulsionar o crescimento da indústria do plástico. Ao buscar o fortalecimento da classe, as empresas conseguirão mais facilmente fomentar o desenvolvimento da indústria como um todo e conseguir parceiros estratégicos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor a longo prazo.
Fonte: O Mundo do Plástico

 

Entenda como a Manufatura Avançada pode ser aplicada no setor do plástico

A Manufatura Avançada (Indústria 4.0) une automação, robótica e tecnologias avançadas para transformar de forma abrangente toda a esfera da produção industrial. Com ela, as decisões no chão de fábrica passam a ser tomadas por máquinas de produção dotadas de sensores capazes de comunicar-se entre si, receber informações em tempo real, armazenar dados na nuvem, além de identificar e corrigir defeitos sem a intervenção humana.

Diante disso, não é difícil entender por que a aplicação do conceito cresce em escala global, inclusive no segmento de transformação de termoplásticos. Afinal, esse novo modelo produtivo representa um conjunto de inovações capaz de alavancar a eficiência das operações de forma consistente, ajudando as empresas na criação e manutenção de diferenciais competitivos importantes.

Para Helena Borges, engenheira de materiais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pós-graduada em Engenharia de Plásticos, “a Indústria 4.0 já se tornou realidade em grande parte dos segmentos, como automóveis, logística, operações off shore e, também, na indústria de plásticos, na qual ela está cada vez mais presente. Já existem, inclusive, máquinas injetoras com tecnologia de ponta e com amplos recursos em seus comandos, que contribuem para um maior controle sobre o processo produtivo”, assegura.

Além disso, os maquinários trazidos com a revolução 4.0, conforme explica a engenheira, “oferecem vantagens competitivas em relação à concorrência, embora seja preciso ter atenção, já que, por mais avançada que seja uma máquina,  contar com profissionais capacitados para operá-las ainda é fundamental”, destaca.

Implantando a Manufatura Avançada na indústria do plástico

A implantação da Manufatura Avançada na indústria do plástico se dá pela digitalização e a sensorização das unidades fabris e dos itens produzidos, que são capazes de proporcionar algo que até então era impensável: a visualização em tempo real de toda uma operação remotamente, com dados de tudo o que está ocorrendo, incluindo perdas e paradas, com o apoio de diversas tecnologias, como o Big Data (que identifica falhas de processo e ajuda a otimizar a produção) e a realidade aumentada (que pode executar serviços e reparações).

Considerando que os processos produtivos do setor de transformação de termoplásticos – injeção, extrusão, Vacuum Form, sopro e afins -, são executados, normalmente, por diversas máquinas que atuam até a composição do produto final, o ideal é que cada uma delas trabalhe de forma virtualizada, de modo que sensores captem e enviem em tempo real dados do processo para servidores dedicados. Além disso, a logística, o estoque, a expedição e todos os outros setores determinantes para o funcionamento de uma empresa do setor pode ser virtualizado e integrado, atuando, assim, dentro do conceito 4.0.
Fonte: O Mundo do Plástico
 
 


somos afiliados: