Empresas querem funcionários que se adaptem à inteligência artificial, diz estudo
Pesquisa ouviu 2 mil organizações de 13 países e 17 setores econômicos; confira dicas para companhias e trabalhadores se aproximarem desta ferramenta.
Tecnologia pode reduzir custos, aumentar produtividade e melhorar decisões.
Florianópolis, 09.06.2025 – Uma pesquisa com 2 mil empresas de 13 países revela que 60% esperam que seus colaboradores atualizem suas habilidades para se adaptar à inteligência artificial.
Apesar disso, apenas 30% dos executivos destas companhias participaram de treinamentos em IA no último ano, evidenciando um descompasso entre discurso e prática.
O estudo, conduzido pelo Grupo Adecco, empresa suíça de gestão de recursos humanos, também mostra que 34% das organizações não têm políticas claras sobre o uso da tecnologia no ambiente de trabalho.
"A transformação impulsionada pela IA deve ser centrada nas pessoas e exige estratégia unificada. Para que as organizações permaneçam competitivas, os líderes devem alinhar uma visão compartilhada, começando por preencher a lacuna entre talento e tecnologia", diz Denis Machuel, CEO do Grupo Adecco.
As organizações classificadas como “preparadas para o futuro” têm pontos em comum: 65% adotam força de trabalho baseada em habilidades, 71% confiam em suas estratégias de implementação de IA e 64% relatam que o uso da tecnologia pela liderança melhora a tomada de decisões.
Uso da tecnologia por líderes ajuda nas escolhas, afirmaram 64% das organizações pesquisadas.
Dicas
A partir do estudo, a Indústria News reuniu dicas para empresas e trabalhadores que ainda não usam IA se aproximarem dela.
Empresas
1 - Mapeie oportunidades de uso da IA internamente– Avalie onde a tecnologia pode reduzir custos, aumentar produtividade ou melhorar decisões.
2 - Invista na formação da liderança– Os gestores devem entender o potencial e os riscos da IA para orientar suas equipes.
3 - Crie políticas claras sobre uso de IA– Defina limites, responsabilidades e diretrizes para o uso ético da tecnologia.
4 - Estimule uma cultura de aprendizagem contínua– Capacite os times e valorize quem busca se atualizar.
5 - Comece com projetos-piloto– Implante a IA de forma gradual, com testes em áreas específicas, medindo resultados antes de escalar.
Trabalhadores
1 - Aprenda o básico– Plataformas como Coursera e até o YouTube oferecem cursos introdutórios gratuitos.
2 - Foque em IA aplicada à sua área– Busque exemplos de uso da IA no seu setor; isso facilita a relação com a tecnologia.
3 - Participe de comunidades online– Fóruns, newsletters e grupos no LinkedIn ajudam a acompanhar tendências.
4 - Adote ferramentas de IA no dia a dia – Use IA para atividades de lazer, como modificações de foto para redes sociais, e de trabalho, como recriar ou gerar tabelas
Fonte: FIESC
Simpesc nas redes sociais