“Hoje foi um dia especial, que remonta aos tempos da Assembleia Constituinte, quando eu, o presidente Lula, Olívio Dutra e a bancada dos trabalhadores iniciamos o debate sobre a redução da jornada de trabalho”, comemorou o senador Paulo Paim (PT, ao centro na foto) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015 de autoria do parlamentar gaúcho, apresentada na Comissão de Constituição e Justiça pelo senador Rogério Carvalho, nesta quarta-feira (8), que põe fim à escala 6×1 e estabelece a redução da jornada para 40 horas semanais em um primeiro momento, com diminuição gradual de uma hora por ano até alcançar 36 horas semanais, numa escala de 5×2.
Ampliar o debate
Paulo Paim anunciou que antes da votação, ainda sem data definida, “será realizada uma audiência pública para ampliar o debate, essa é uma tendência mundial”. A deputada federal Erika Hilton também está nessa luta conosco, com projeto tramitando na Câmara.
“O mais importante é a causa: fazer justiça ao trabalhador, assegurando mais qualidade de vida, mais tempo com a família e maiores oportunidades de qualificação profissional”, acentuou Paulo Paim.
Simpesc nas redes sociais