1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

VÍQUA prepara 50 lançamentos e projeta crescer 45% em 2014.

04 de março de 2014
VÍQUA prepara 50 lançamentos e projeta crescer 45% em 2014.

Pioneira no Brasil na fabricação de torneiras em ABS, um tipo de plástico brilhoso e de boa durabilidade, a Víqua, que mantém fábrica em Joinville, se prepara para subir de patamar. O ano de 2014 marcará a entrada da empresa no segmento premium, com torneiras de metal. A companhia também vai começar a comercializar chuveiros elétricos após a incorporação do know-how da recém-adquirida Hidrowatt.

Os produtos serão lançados oficialmente no Salão Internacional da Construção (Feicon), a principal feira do setor na América Latina, que será realizada entre os dias 18 e 22 de março em São Paulo. A Víqua aposta nessas duas linhas para atingir um crescimento de 45% neste ano, informa o diretor Daniel Alberto Cardozo Junior.

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Cardozo Junior toca a empresa fundada pelo pai em 1995 desde 2003.

TRAJETÓRIA

– A empresa foi fundada em 1995 pelo meu pai, Daniel Alberto Cardozo. Ele já tinha mais de 20 anos de experiência no segmento de tubos e conexões. Inicialmente, atuava na área predial, fornecendo registros e conexões com a marca DAC, que correspondia às suas iniciais. Assumi o comando em 2003. Meu pai é o atual presidente do conselho de administração.

PIONEIRISMO

– A marca Víqua foi lançada em 2004. Foi quando entramos de vez no mercado de sanitários. Começamos a fabricar torneiras de ABS, um tipo de plástico especial, de bom brilho e durabilidade, para concorrer com as de metal. As torneiras de ABS têm um custo de produção mais baixo e são mais baratas para o consumidor final, além de terem 12 anos de garantia. Fomos pioneiros neste tipo de produto e somos líderes no Brasil.

ESTRUTURA

– A Víqua tem sede própria desde 1998. Nossa fábrica tem 9 mil m² de área. São 560 colaboradores.

PRODUTOS

– Temos cerca de 500 itens em nosso portfólio, que inclui linhas de torneiras, acessórios para banheiros, registros e conexões prediais e irrigação. Destinamos 3% de nosso faturamento para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. As torneiras em ABS são nosso carro-chefe. Hoje, elas representam 40% do nosso faturamento.

LANÇAMENTOS

– Lançaremos 50 novos produtos na edição deste ano do Salão Internacional da Construção (Feicon). Nossas principais novidades serão torneiras de metal, de um modelo premium, e uma linha de chuveiros elétricos. Os lançamentos vão marcar nossa volta à feira depois de cinco anos.

AQUISIÇÃO

– Em dezembro, a Víqua assumiu o controle da Hidrowatt, fabricante de chuveiros elétricos com sede em Timbó. Essa aquisição é estratégica. Agora, temos o know-how necessário para entrar com força neste mercado.

CRESCIMENTO

– Temos mantido um crescimento médio de 20% nos últimos anos. Desde 2003, o mercado da construção civil cresce, não com o mesmo ímpeto do boom de 2008, mas com bom desempenho. Em 2013, as vendas da Víqua subiram 29%. E o ano de 2014 será desafiador. Nossa meta é crescer 45%.

DIVISÃO DE NEGÓCIOS

– Dividimos a Víqua em três unidades de negócios: casa e decoração, predial e irrigação. Essa mudança de estrutura, que começou a valer no início deste ano, é estratégica para atingir os resultados que almejamos.

MERCADO

– São 9 mil clientes hoje. Atuamos em todo o País, também, com uma equipe de 130 vendedores. Atendemos diretamente aos médios e grandes pontos de venda. Os pequenos são atendidos por atacadistas parceiros. O Nordeste e o Centro-oeste são os mercados que mais crescem.

EXPORTAÇÕES

– Começamos a exportar em 2008. Hoje, as exportações representam 5% do nosso faturamento. Vendemos para 15 países, alguns da África, mas principalmente na América Latina, com destaque para Argentina e Venezuela. Temos muito a crescer ainda nesta região. Como nosso principal produto é mais voltado para a classe C, ele não tem perfil para atender a Europa e aos Estados Unidos.

MÃO DE OBRA

– Como vários segmentos, temos dificuldade em encontrar pessoal. Antigamente, era difícil encontrar mão de obra qualificada. Hoje, há escassez até mesmo de gente. Falta capacitação na operação e na manutenção dos produtos. Procuramos suprir parte dessa deficiência com treinamentos internos.

CAFÉ COM O DIRETOR

– Costumo conversar muito com nossos colaboradores, saber o que eles estão sentindo. Fazemos aqui o Café com o Diretor. São momentos em que reunimos grupos de funcionários para apresentar dados da empresa e ouvir o que eles têm a dizer, suas sugestões e reclamações. Isso é importante, já que, como existem diferentes níveis de hierarquia, muitas vezes as informações chegam filtradas até mim.

EQUIPE

– Temos uma equipe jovem, capacitada e que gosta de desafios. Esse é o nosso segredo. Está todo mundo no mesmo barco, e o barco sabe onde quer chegar, mesmo passando por tempestades.

Fonte:A Notícia – Livre Mercado – Pedro Machado (interino)

CHUVEIROS

Após comprar o controle da empresa Hidrowatt, de Timbó, a Víqua, indústria de plásticos com sede em Joinville, se prepara para entrar no segmento de chuveiros elétricos.

Parte da estratégia de crescimento para 2014, o novo produto deve responder por 8% das vendas totais da companhia.

Serão três modelos com a marca Víqua: Max Comfort, com ducha eletrônica em duas potências; Comfort 4T (quatro temperaturas e três potências) e Comfort 3T (três temperaturas e três potências).

Fonte: A Notícia – Livre Mercado – Editoria de Economia (interina)

 
 


somos afiliados: