1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Crescimento e redução da pobreza dependem da produtividade

05 de novembro de 2013
Crescimento e redução da pobreza dependem da produtividade

Elevar a produtividade é a única alternativa para o Brasil fazer frente a um cenário de crescente interdependência dos mercados, com formação de cadeias globais de valor, popularização de acordos bilaterais de comércio, governos mais intervencionistas, ciclos tecnológicos e econômicos mais curtos, participação crescente da China e mudanças rápidas nas preferências do consumidor.

Esta avaliação é do economista Jorge Arbache, feita durante reunião do Fórum Estratégico da Indústria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que reúne algumas das principais lideranças catarinenses do setor e da sociedade. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (4), em Florianópolis.

O que mais preocupa é que a produtividade brasileira não acompanha a de países que são potenciais competidores nos mercados internacionais. “Esta sim é a grande preocupação. Se todos eles estivessem crescendo pouco, teríamos uma situação. Mas não é o que está acontecendo. China, Índia, Malásia, Indonésia e Coreia do Sul têm experimentado taxas elevadas de produtividade, o que explica o crescimento e uma inserção mais interessante na economia mundial”, disse.

Na opinião dele, é preciso muito esforço para reverter esse quadro. E isso começa com uma educação de melhor qualidade, mas passa também pela reorganização da economia, com menos burocracia, mais investimentos, infraestrutura, inovação e tecnologia. Esse conjunto vai permitir que a produtividade cresça, defendeu.

O especialista também destacou a nova geografia da produção e da inovação. “Há uma revolução silenciosa em curso, com mudanças tecnológicas e parte significativa das indústrias americanas com plantas em países como a China, que estão retornando aos Estados Unidos. “O custo do trabalho e o apoio público não são mais suficientes para tornar as empresas competitivas. Elas têm que ser flexíveis para se adaptar aos mercados”, ressalta.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: