1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Embalando a beleza

01 de agosto de 2013
Embalando a beleza

Um dos hobbies do executivo André Bornschein Silva, presidente da AB Plast, é o automobilismo. Ele já foi corredor de kart. E é capaz de passar horas discorrendo sobre os últimos modelos lançados no segmento esportivo.

Esta paixão encontra um paralelo com a empresa que comanda. A ordem, em uma das maiores empresas fornecedoras de embalagens para a indústria de perfumaria e cosméticos, é pisar fundo no acelerador.

A empresa está investindo na modernização e ampliação do parque fabril, para atender à demanda crescente e ao maior nível de exigência das maiores empresas do segmento de produtos de beleza. Parte dos recursos está sendo direcionada à compra de máquinas no exterior.

A indústria da beleza está em um ótimo momento. As vendas de artigos de perfumaria, cosméticos e farmacêuticos cresceram 8,06% nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2011, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É uma das maiores altas no comércio.

A tendência é de que esta alta continue. Algumas das maiores empresas do setor, que são clientes da AB Plast, estão reforçando investimentos em marketing neste segundo semestre. Elas pretendem expandir a capacidade produtiva no Brasil, que é o terceiro maior mercado mundial de cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Em nichos como perfumaria e desodorantes, a liderança nacional é absoluta.

São esses fatores que fazem com que o executivo não se preocupe com o fraco desempenho da economia brasileira. A expectativa dele é de que os negócios da AB Plast cresçam em torno de 40% neste ano.

“Somos beneficiados pelo efeito  batom”, diz ele, referindo-se à expressão, cunhada em 2001 por Leonard Lauder, executivo da Estée Lauder, que mostra que, mesmo em tempos de crise, as vendas de cosméticos e artigos de perfumaria permanecem em alta.

Nos últimos dez anos, a economia brasileira cresceu 42%, enquanto os gastos com a indústria de beleza aumentaram 124%, segundo a empresa de análise de mercado Data Popular.

“Naturalmente, as vendas crescem quando a economia está em alta. E em tempos mais complicados, as pessoas não deixam de comprar para poder ajudar aquele parente ou amigo que encontrou uma fonte de renda na venda porta a porta”, completa André Bornschein Silva.

A produção da empresa não se restringe ao segmento de perfumaria e cosméticos. Os frascos de polietileno, polipropileno, PVC, PET e Adflex também são direcionados para os segmentos farmacêutico, alimentício e químico.

O design faz a diferença

O design é um dos instrumentos usados para seduzir os consumidores na hora de comprar perfumes e cosméticos. Os principais clientes já vêm com os projetos dos moldes prontos, conta André Bornschein Silva, presidente da AB Plast. Mas, para os demais, são desenvolvidas ideias em conjunto. “É um trabalho que envolve uma equipe jovem e dinâmica, que está mostrando serviço.”

A experiência de mais de 30 anos no segmento faz com que muitas ideias já venham do feeling. Contudo, há inspirações que vem de fora. E uma das formas é visitando feiras como a K ? International Trade Fair No. 1 for Plastics and Rubber Worldwide, que é realizada em Dusseldorf, na Alemanha. A primeira participação foi em 1994. Desde então, a empresa vem participando do evento, que ocorre a cada três anos.

As ideias que serão aplicadas em 2014 já começaram a ser desenvolvidas. Segundo o presidente da empresa, é um trabalho que demora de seis meses a um ano, entre as primeiras conversas com os clientes e o lançamento do projeto no mercado.

A preocupação com detalhes como esses vem garantindo a conquista de prêmios junto aos clientes. Em 2009, foi o melhor fornecedor da Natura. No ano passado, foi o segundo. No Boticário, a empresa tem recebido sucessivas avaliações na categoria prata, uma das melhores.

Além do design, essas avaliações também levam em consideração aspectos como a qualidade, a logística, a inovação, a competitividade, o atendimento e a responsabilidade social.

Fonte:  Notícias do Dia – Nossas Empresas – Grandes Histórias

 
 


somos afiliados: