1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Projeto de lei pretende reduzir acidentes de trabalho em Santa Catarina

25 de abril de 2013
Projeto de lei pretende reduzir acidentes de trabalho em Santa Catarina

Prevista para ser sancionada nesta quinta-feira, lei garantirá capacitação para uso correto dos equipamentos no trabalho

Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a ter uma legislação que garanta a segurança dos trabalhadores em âmbito estadual.

O projeto de lei do deputado estadual Gelson Merisio deve ser sancionado nesta quinta-feira pelo governador Raimundo Colombo, data em que se comemora a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. De acordo com o último balanço da Previdência Social, de 2011, o Estado ocupa o sexto lugar em número de acidentes deste tipo.

A legislação prevê que órgãos públicos e empresas licitadas pelos municípios capacitem seus funcionários sobre a utilização correta de equipamentos e as medidas que devem ser adotadas em ambiente de trabalho para minimizar os riscos de acidentes.

A empresa privada que não disponibilizar o ensino permanente dos colaboradores não poderão concorrer às licitações. De acordo com Merisio, a lei vai contribuir especialmente com o setor da construção civil, para o qual os municípios abrem muitas contratações – e que coincide em ser uma das áreas com mais registros de acidentes em Santa Catarina, junto com a agroindústria.

— A legislação é muito importante pelo grande número de obras em função do Pacto por Santa Catarina que ocorrerão pelos próximos três anos. Se não tivermos alguma iniciativa neste sentido, existe a possibilidade de piorarmos nosso índice nos próximos anos — diz Merisio.

Meta é inserir o tema em todos os níveis de ensino

Além da criação de uma lei estadual, outras medidas estão programadas em Santa Catarina com a adesão de 19 parceiros no programa nacional Trabalho Seguro, criado em maio de 2011 com ações entre órgãos públicos e empresas públicas e privadas para diminuir o quadro de acidentes de trabalho no país.

O juiz do trabalho Alexandre Ramos, participante do Comitê Regional do Trabalho Seguro, explica que uma das metas para reduzir o número de trabalhadores acidentados em Santa Catarina é inserir em todos os níveis de ensino o tema “segurança do trabalho”. Em 2011, o Estado chegou a quase 46 mil catarinenses acidentados.

— Até o final de maio, vamos colocar em execução o cumprimento dessa meta, que é fazer o contato com instituições de ensino e Secretaria de Estado da Educação para discutirmos a inserção desse tema nas escolas públicas e privadas.

Fonte: AN – Segurança no Trabalho

 
 


somos afiliados: