1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Confira experiências de líderes empresariais para a adoção de atitudes socialmente responsáveis

07 de março de 2013
Confira experiências de líderes empresariais para a adoção de atitudes socialmente responsáveis

Sustentabilidade é diferencial de negócio, afirma industrial

Joinville, 06.03.2013 – Saber ouvir, coragem para adotar mudanças e tomar atitudes que podem enfrentar resistências, ter comportamentos coerentes e agir conforme seus valores e crenças, olhar o mundo e os negócios sob uma nova perspectiva. A orientação sobre como inserir a sustentabilidade no cerne dos negócios foi dada nesta quarta-feira (06), pelo consultor Ricardo Voltolini, no encontro regional Plataforma Liderança Sustentável, que ocorreu em Joinville.

O evento, realizado em parceria com o SESI, entidade do Sistema FIESC, mostrou experiências de líderes empresariais para a adoção de atitudes socialmente responsáveis. “Enfrentaremos problemas na assistência médica, na energia e no meio ambiente. Está nas mãos dos líderes da iniciativa pública e privada conduzir ações para minimizar os efeitos dessas crises”, destacou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante a abertura.

João Carlos Brega, presidente da Whirlpool, apresentou uma análise sobre a evolução do conceito de sustentabilidade e o engajamento de líderes e fornecedores da empresa. “A sustentabilidade faz parte do pilar de negócios da Whirlpool. Sustentabilidade é diferencial de negócio e permite dar maior retorno para acionistas”, afirmou Brega.

Nesse cenário, para garantir a sustentabilidade de seu negócio, a Whirlpool não só engaja seus líderes e funcionários na causa como também todos os envolvidos para a questão econômica, social e ambiental. Por meio de uma auditoria, fiscaliza se seus fornecedores atendem aos critérios de economia verde da empresa. Na cadeia do aço, por exemplo, sete companhias já os cumprem e seis se comprometeram a caminhar na mesma direção.

Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, falou sobre como líderes sustentáveis pensam, agem e tomam decisões. Foram apresentadas 10 histórias de líderes inspiradores que fizeram transformações nas suas empresas para a sustentabilidade.

Segundo o consultor, um líder sustentável é aquele que acredita e pratica a ética, a transparência, respeita a diversidade e o meio ambiente. “Esses líderes são coerentes no que dizem e no que fazem, colocam a sustentabilidade no centro da gestão dos negócios, e isso não é uma tarefa simples. O exemplo de 10 líderes empresariais consagrados mostra que competitividade e sustentabilidade caminham juntas”, falou.

Além das palestras, os participantes contaram, ainda, com um workshop na parte da tarde sobre Desafios de Sustentabilidade. Cerca de 200 gestores e consultores discutiram cases selecionados e atuaram em dinâmicas de grupo voltadas para a conscientização da importância de se inserir o tema no negócio. O treinamento destacou o perfil do líder sustentável e os caminhos para sua formação.

Convênio

Durante o encontro, também foi firmado convênio entre o SESI Santa Catarina e a FEE Brasil – Força Empresarial para Emergências para a elaboração de estudos, identificação de riscos de desastres naturais e organização de planos de emergência.

Além disso, prevê a transferência de conhecimento para o atendimento nas unidades do SESI, junto aos seus colaboradores e trabalhadores da indústria envolvidos em situações de emergência em decorrência de desastres naturais, nos municípios de Blumenau e Rio do Sul.

SESI Santa Catarina

O SESI/SC desenvolve produtos que auxiliam a indústria catarinense na adoção de um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade. As soluções oferecidas pela entidade possibilitam às empresas a incorporação de valores sociais, éticos e ambientais no desenvolvimento dos negócios.

Para isso, a entidade coloca à disposição das empresas produtos como a Gestão da Responsabilidade Corporativa visando à sustentabilidade da empresa e da sociedade, por meio do cuidado constante com a qualidade dos relacionamentos com todos os seus públicos.

Já o Relatório de Sustentabilidade divulga resultados sobre o desempenho social, ambiental e econômico da empresa, apresentando-se como uma ferramenta de gestão. O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho, é outra ferramenta de diagnóstico e autoavaliação para as indústrias que propõe às empresas reflexões sobre processos de gestão relacionados à sustentabilidade e à qualidade de vida no ambiente laboral.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini.

O livro relata a experiência de dez presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam.

Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de dez novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: