1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Dupla formação promove educação básica e profissional na indústria

28 de janeiro de 2013
Dupla formação promove educação básica e profissional na indústria

Parceria entre SENAI e SESI ajuda trabalhadores  a completarem estudos e crescerem na profissão

Florianópolis, 28.01.2013 – A atuação integrada entre SENAI e SESI, entidades do Sistema FIESC, está promovendo a formação integral de trabalhadores da indústria. Estão em andamento em 13 cidades do Estado cursos que aliam a formação básica oferecida pelo SESI com a educação profissional ministrada pelo SENAI.

Ao todo, 480 alunos já estão participando do curso, que é gratuito para alunos e empresas. Para 2013, a intenção é abrir 17 novas turmas e chegar a quase mil alunos atendidos.

Os programas têm duração de um ano e meio, quando os participantes concluem o ensino regular (na maior parte dos casos, o Ensino Médio) e participam de um curso de qualificação profissional escolhido pelas empresas parceiras.

As formações começaram em meados e final de 2012, com aulas presenciais uma vez por semana, nas unidades do SESI, e estudos individuais, por meio da internet, nos demais dias. A partir do segundo semestre do programa, iniciam as aulas de educação profissional, duas vezes por semana, nas unidades do SENAI.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, a articulação com educação básica potencializa a educação profissional. “As aulas de português e matemática ministradas pela Educação de Jovens e Adultos, do SESI, por exemplo, proporcionam o conhecimento necessário para a compreensão das aulas técnicas do SENAI e aumenta o aproveitamento dos alunos”, explica.

Depois de revisar e ampliar seus conhecimentos na educação básica, os alunos conseguem acompanhar melhor as aulas de qualificação profissional, mantendo a motivação e reduzindo a evasão. “A iniciativa auxilia na formação de profissionais mais qualificados, permitindo a elevação da escolaridade dos trabalhadores e a competitividade da indústria catarinense”, destaca o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi.

Em Rio do Sul, os cursos têm como empresa “madrinha” a metalúrgica Riosulense, mas trabalhadores de diversas indústrias participam. Depois de um semestre dedicado à educação básica, 35 alunos iniciam em 2013 a formação profissional de manutenção mecânica e continuarão os estudos do ensino médio.

Em Joinville, trabalhadores da empresa Schulz iniciaram a formação básica e, em breve, irão participar de um curso de qualificação profissional de Operador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: