1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC busca na Alemanha cooperação para as micro e pequenas

03 de julho de 2012
FIESC busca na Alemanha cooperação para as micro e pequenas

O assunto foi debatido no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que se encerrou nesta terça-feira (3), em Frankfurt

Florianópolis, 3.7.2012 – O aumento da cooperação entre empresas alemãs e brasileiras de micro e pequeno portes foi o principal assunto debatido nesta terça-feira (3) no último dia do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Frankfurt.

“No painel com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, ficou clara a necessidade de um apoio mais afetivo às micro e pequenas no processo de cooperação bilateral”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Glauco José Côrte. Ele acompanhou o encontro junto com o diretor de relações industriais e institucionais da Federação, Henry Quaresma, e com o diretor 1º secretário da entidade, Edvaldo Angelo.

Brasil e Alemanha têm intercâmbio nas áreas de eficiência e tecnologia, mas essa cooperação abrange empresas de médio e grande portes. “Há um desejo dos dois países de incorporar a esse projeto de ampliação da cooperação as micro e pequenas”, disse Côrte, destacando a importância delas para a economia dos países.

“Mais de 90% das indústrias alemãs e brasileiras são de micro e pequeno portes. Certamente é um assunto que serve como importante indicativo para a FIESC sobre a necessidade de ampliar a atenção e o atendimento a esse segmento”, salientou.

O próximo passo será a criação de um grupo de trabalho com profissionais dos dois países para incrementar a cooperação nessa área. A Alemanha se dispõe a transferir sua experiência e o conhecimento, sobretudo, em relação ao acesso à capital e às novas tecnologias.

Ainda em Frankfurt, Côrte e os presidentes da FIERGS, Heitor Müller, e da FIEP, Edson Campagnholo, definiram reunião conjunta do Fórum Industrial Sul, que reúne as três entidades. O encontro será realizado em Porto Alegre, no final de julho, e abordará temas como o gás natural, o projeto Sul Competitivo, o uso do carvão mineral e a relação com a Argentina.

Nesta quarta-feira, a comitiva catarinense estará em Munique, onde vai visitar o escritório da Tupy, de Joinville. Em seguida, terá reunião no Consulado-geral do Brasil em Munique.

Na quinta-feira, o grupo terá reunião na Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. No encontro, Côrte e os diretores vão buscar mais informações sobre a situação da crise europeia para ter um diagnóstico mais preciso sobre as tendências da economia da Europa.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: