1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

A Indústria Catarinense transforma a sua vida todos os dias. E hoje ainda mais

25 de maio de 2012
A Indústria Catarinense transforma a sua vida todos os dias. E hoje ainda mais

Florianópolis, 25.05.2012 – 25 de maio marca o Dia da Indústria. Data para refletir um pouco sobre a importância de um setor que, em Santa Catarina, gera 736 mil postos de trabalho e um terço do Produto Interno Bruto, fazendo girar a roda da economia, com impactos nos demais segmentos produtivos,  como a agropecuária, o comércio e os serviços.

Uma legião de industriais toca com competência 42 mil indústrias, de pequeno, médio ou grande portes, espalhadas por todo os cantos de Santa Catarina, dando a sua contribuição diária para a geração de riqueza e para a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses, com papel decisivo na construção de um estado com a demografia e a economia muito menos concentrados do que no restante do país.

Fazem isso, focados no trabalho duro dentro de suas fábricas. Sem se deixar abalar pelas notícias desanimadoras sobre a crise internacional ou verdadeiras afrontas ao cidadão brasileiro, como o desenrolar da CPI do Cachoeira.

Não desistem, apesar da infraestrutura precária e do ambiente econômico que tira, fora das plantas industriais, a competitividade de seus produtos. Insistem na produção, enquanto defendem e aguardam por reformas sistêmicas, capazes de transformações estruturais (como a bem-vinda redução dos juros) e não somente de medidas pontuais, que são importantes mas não  equacionam os problemas sistêmicos do Custo Brasil.

Impossível circular por Santa Catarina, visitar nossas indústrias e conversar com nossos empresários sem sentir orgulho. Nos mais longínquos locais, onde muita gente jamais acreditaria ser possível surgir um empreendimento de sucesso, ele floresce. E dá certo, nos mais inimagináveis segmentos, pela determinação e empreendedorismo do industrial catarinense e do comprometimento do trabalhador da nossa indústria.

Por isso, neste dia, rendemos nossa homenagem a todos aqueles (industriais e trabalhadores) que fazem a grandeza da indústria catarinense.

Fonte: Glauco José Côrte, presidente do Sistema Federação das Indústrias – FIESC

 
 


somos afiliados: