1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INTERMACH começa nesta terça-feira consolidada como vitrine da inovação e tecnologia para a indústria metalmecânica

12 de setembro de 2022
INTERMACH começa nesta terça-feira consolidada como vitrine da inovação e tecnologia para a indústria metalmecânica

Feira reúne tecnologias e inovações, com destaque para indústria 5.0, capacitação e rodada de negócios. Evento sediado em Joinville-SC, de 13 a 16 de setembro, é o principal da região Sul do Brasil.

A cidade de Joinville-SC recebe de 13 a 16 setembro, a 13ª Intermach, maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país.

Depois de três anos sem ser realizada, em razão da pandemia de Covid-19, o evento retorna para movimentar a indústria metalmecânica. A expectativa, para este ano, é que sejam firmados contratos envolvendo até 300 milhões, que devem se consolidar em até 12 meses após a realização do evento.

O evento se tornou a vitrine para grandes negócios, concentrando máquinas e equipamentos de última geração, de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções AI/IoT.

Nesta edição a expectativa é reunir 24 mil profissionais de 400 cidades e 20 estados além de países da América do Sul, consolidando a importância do evento para o setor industrial da região Sul.

Organizada pela Messe Brasil, a Intermach de 2022 ocorre no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, das 13 às 20, em todos os dias de evento. Dentro da feira, haverá diversas exposições, apresentações técnicas e de novos produtos e serviços.

Richard Spirandelli, diretor da feira, destaca que a feira é uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, pois oferece condições comerciais atrativas e linhas de crédito serão oferecidas aos participantes.

“É de praxe o expositor oferecer melhores condições comerciais durante a feira, além disso teremos agentes financeiros oferecendo linhas de crédito no evento. Os visitantes terão a oportunidade de comparar as máquinas em funcionamento lado a lado, conversar com a equipe técnica de atendimento presente no evento, obter as melhores condições comerciais que os expositores oferecem na feira, além de poder obter linhas de crédito oferecidas no próprio evento. O estímulo aos negócios e renovação do nosso parque fabril será muito forte”, explica.

Soluções inovadoras para a indústria

Um mundo de oportunidades em tecnologia e inovação estará à disposição dos visitantes da Intermach. Destaque para soluções de inteligência para o chão de fábrica, manufatura estratégica, conceitos da indústria 5.0 e transformação digital.

Sistemas passam a cuidar das otimizações e automação de processos, desempenhando um papel importante na captura de dados e análise dos resultados e as soluções em IoT (internet das coisas) estão cada vez mais focadas no aumento de produtividade.

A Intermach terá modernas soluções inteligentes de manufatura que combinam tecnologias de sensor, de software e autônomas. A dinâmica é colocar os dados a trabalhar de forma autônoma, aumentando a eficiência e produtividade, qualidade e segurança em qualquer setor, seja o industrial, de fabricação, de infraestrutura, público e em aplicativos de mobilidade.

As tecnologias estão moldando a produção e os ecossistemas relacionados às pessoas, para que se tornem cada vez mais conectadas e autônomas, garantindo um futuro escalável e sustentável. Nesse contexto, impressoras 3D garantem prototipagem rápida, com baixo custo, versatilidade e fluxo nos processos de design. A tecnologia da realidade virtual é utilizada no desenvolvimento e na validação de soluções ainda em fase de projeto.

A feira apresenta também máquinas e equipamentos inovadores para estamparia, corte e dobra. Serviços de metrologia que atendem às normas técnicas com acreditação à RBC (Rede Brasileira de Calibração do Inmetro), máquinas de rastreabilidade, codificação industrial e identificação de produtos. Os centros de usinagem e fresadoras CNC são cada vez mais versáteis e podem ser aplicados para usinar ampla gama de materiais e produtos.

Por sua vez, as máquinas e equipamentos de movimentação abrangem sistemas de esteiras porta cabos, cabos elétricos especiais, conectores, buchas autolubrificantes, guias lineares e componentes de tecnologia de acionamento, tarugos para usinagem de peças personalizadas e impressão 3D.

A Intermach reúne também, compressores de parafuso com pressão de até 20 bar, sendo ideais para aplicação em indústrias que utilizam máquinas de corte a laser de fibra, em seu processo produtivo. Há ainda, máquinas de solda e sistemas de automação e robótica com soluções de segurança antiesmagamento, que atendem a NR12, dispensando o enclausuramento, o que amplia a área livre para manuseio das peças a serem soldadas.

Programação do Congresso Técnico da Intermach é voltado às inovações tecnológicas

Organizado pelo Instituto SENAI de Inovação em parceria com a Messe Brasil, o Congresso Mecânica e Automação será realizado no dia 15 de setembro, por meio de quatro painéis. O painel de abertura “Robótica – cases aplicados” terá palestras das empresas KUKA, Shell e Pollux.

O segundo painel aborda a “Transformação Digital” incluindo palestras das empresas NIDEC, Rudolph e UBIVIS.

No terceiro painel as empresas GM, HOGANAS e TRUMPF apresentam suas palestras sobre “Processamento de Materiais a Laser”.

E o quarto painel com o tema “Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem” terá palestras da Gerdau, SECO Ferramentas e ZEISS. Todos os painéis serão finalizados com espaço para perguntas aos palestrantes

Agenda – 15/09
14h – abertura
14h10 – Painel Robótica cases aplicados
15h15 – Painel Transformação Digital
16h40 – Painel Processamento de Materiais a Laser
17h45 – Painel Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem
SERVIÇO – 15/09 (quinta-feira) das 14h às 18h30 – Sala 5 Tulipa

Indústria do Futuro será tema de palestra da ABIMAQ na Intermach

A programação de conteúdo técnico da Intermach contará com a palestra “Indústria do Futuro”, com o diretor-executivo de Tecnologia e Inovação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, João Alfredo Saraiva Delgado. A palestra traz uma abordagem da maneira que a integração das diversas tecnologias 4.0 estão moldando o futuro da indústria.

João Alfredo é graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI e tem especialização em Engenharia de Produção pela FEI e MBA em Marketing pela FGV. O palestrante é presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos – IPDMAQ, onde coordena as ações de inovação para as empresas de bens de capital mecânicos e as propostas de Políticas Públicas para o setor.

SERVIÇO – 13/09 (terça-feira) das 16h às 17h – Sala 4 Bromélia

Palestra da ABIMAQ detalha a última revisão e novas tecnologias da NR12

Manter as rotinas das indústrias adequadas às normas técnicas é um desafio cada vez maior para o mercado brasileiro. Para facilitar o entendimento a ABIMAQ promove a palestra “NR12: última revisão e novas tecnologias”, com os especialistas no tema Sidney Esteves Peinado e Ronaldo Gabriel dos Santos.

A programação inclui o detalhamento da NR12, portaria 197 x portaria 916 de 30.7.2019, o impacto econômico das alterações e novas normas técnicas aplicadas.

Os palestrantes detalham como as mudanças interferem em outras regulamentações de segurança como NBR ISO 14119 e ISO TR 24119, fazem uma introdução a NBR ISO 13849-1 e NBR ISO 13849-2 e apresentam as novas tecnologias de segurança humana. Completam o conteúdo os sistemas de radar para segurança humana/inxpect e o intertravamento de segurança “trapped key” – PSPC.

SERVIÇO – 13/09 (terça-feira) das 17h30 às 20h – Sala 4 Bromélia

Câmara Setorial da ABIMAQ detalha soluções de metrologia e controle da qualidade para a indústria metalmecânica

A “Metrologia e Controle da Qualidade para a Indústria Metalmecânica” é o tema central das apresentações que a Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), da ABIMAQ, realiza na Intermach. Empresas apresentam cases práticos aplicados em suas unidades fabris. Confira a programação:

14h – Medição Óptica em Processos de Produção – STARRETT14h30 – É possível economizar com sensores utilizando Inteligência Artificial? – BIRMIND AUTOMAÇÃO E SERVIÇOS
15h – Gêmeos Digitais para a Indústria de Moldes e Matrizes – HEXAGON METROLOGY
15h30 – Soluções para Metrologia Dimensional, Rugosidade e Dureza – MITUTOYO
16h – Controle de Vazão para Diminuição de Refugo em Peças de Injeção – JHP
16h30 – Ensaios de corrosão acelerados para avaliação da durabilidade de produtos – BASS

SERVIÇO – 15/09 (quinta-feira) das 14h às 17h – Sala 5 Tulipa

5ª edição do Automation Talks do Núcleo de Automação da ACIJ será voltado às aplicações inteligentes na indústria 4.0

A 5ª edição do Automation Talks com a temática central de aplicações inteligentes na indústria 4.0 será realizado pelo Núcleo de Automação Industrial da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) na Intermach, em ambiente propício para relacionamento e negócios. O evento reúne rodada de negócios, palestras técnicas ou focadas em inovações tecnológicas, cases tecnológicos e participação na feira em estande coletivo.

O Automation Talks será realizado nos dias 14 e 15 de setembro (Sala Bromélia), dentro da Intermach, e deve reunir cerca de 500 profissionais ligados à automação industrial.

Agenda
14 /09 – Sala Bromélia
14h – SCHULZ na Rota da Inovação
15h – DRETi40 – Diagnóstico para o Roadmap Estratégico e Tecnológico na Indústria 4.0 – GO44, I3C, VALOR VERTICAL
17h – Não é Complexo, não é sobre Tecnologia – é Transformação Digital – TUPY
15 /09 – Sala Bromélia
13h – Energia Solar, o melhor momento para investir é agora – TECNOIND
14h – Desafios da Implementação Digitalização dos Processos na Pneumática – MICROAUTOMAÇÃO
15h – Robótica Orientada por Visão – FOUR / YASKAWA MOTOMAN
16h – Indústria 4.0 – Como utilizar a Inteligência Artificial na predição de falhas de linhas produtivas – MASSIGNAM ENGENHARIA

Inscrições gratuitas.

ABINFER Business Center será dedicado à divulgação de soluções e serviços de ferramentarias

A ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), estruturou uma área de 84 m², na Intermach que será ocupado por dez ferramentarias associadas para apresentação de suas soluções e serviços para a indústria metalmecânica.

Denominado ABINFER Business Center Intermach (ABC Intermach), o espaço oferece uma solução completa aos visitantes, reunindo exposição, tecnologia e conhecimento no mesmo ambiente. Estão confirmadas as ferramentarias Winter, Moldtool, Herten, Fastparts, Bosch, Inova Matrizes e GTF, além dos patrocinadores PLMX e BOSCH.

O ABC Intermach proporciona visibilidade às marcas e geração de negócios, ao mesmo tempo que divulga a competência produtiva nacional em ferramentais, o aprendizado de novas técnicas e tecnologias, e o networking entre expositores, patrocinadores e visitantes.

Entre os temas de destaque está a Indústria 4.0 e automatização dos processos. “O momento para o mercado é extremamente positivo e o uso de novas tecnologias é primordial para alavancar o mercado e o desenvolvimento do setor”, comenta Christian Dihlmann, presidente da ABINFER.

O ABC Intermach é uma realização da ABINFER em parceria com a Messe Brasil, organizadora da feira e congresso. Conta com o apoio institucional da ISTMA World (Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem) e do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista), e apoio de mídia da Revista Ferramental e APREM Comunicação.

Campeonato de Solda Weld Vision reúne profissionais de empresas da região na Intermach

A Weld Vision, especializada em equipamentos de solda e corte, realiza na Intermach o Campeonato de Solda Weld Vision que reúne profissionais de empresas da região para a competição. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

Os participantes receberão duas chapas de aço carbono de 6,4 mm e uma EPS (Especificação do Processo de Soldagem). A disputa será individual e o tempo para realizar a soldagem é de 15 minutos. Após o término da prova, um especialista da Weld Vision fará a avaliação da solda que definirá os vencedores.

Mais informações estão disponíveis no site do campeonato de solda www.campeonatodesolda.com.br

SERVIÇO – 13 a 16/09 (terça-feira) – divulgação dos vencedores 16/09, às 19h – estande 388

Expositores têm a oportunidade de detalhar aspectos técnicos das soluções em Workshops

Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria de transformação do plástico. Confira a programação:

13/09 – terça-feira
17h às 18h – A Próxima Onda da Indústria 5.0 – Tendências da Transformação Digital – GHOLIAS/GRUPO ALLTECH – Sala Margarida N.12
18h às 19h – Grampos de Fixação – KIFIX – Sala Margarida N.12
14/09 – quarta-feira
14h às 15h – Qualificação e Soldagem – INFOSOLDA – Sala Margarida N.12
15h às 16h – Inovações, Eficiência e Precisão dos Sistemas Lineares de Movimentação como Requisitos da Indústria 4.0 na Tecnologia de Manufatura e Manutenção Preditiva – THK – Sala Margarida N.12
15h às 16h – Impressão 3D: Oportunidade de baixo custo para a indústria – SLIM3D – Sala Acácia N.13
16h às 17h – Conheças as Vantagens e Ganhos na Monitoração de Condições de Máquinas – BALLUFF / ECO AUTOMAÇÃO – Sala Margarida N.12
16h às 17h – Os materiais Poliméricos e suas aplicações na Manufatura Aditiva. Uma visão de Engenharia – SLIM3D – Sala Acácia N.13
17h às 18h – Controle de Movimento – Análise Comparativa das Tecnologias de Controle de Movimento: Eletro-hidráulica, Eletro-mecânica e Eletro-hidro-mecânica – BAHRI – Sala Margarida N.12
17h às 18h – Sistemas de Rádio Controle Remoto Industrial – TELERÁDIO – Sala Acácia N.13
18h às 19h – Air Trust Solutions – Terceirizando a geração de Ar Comprimido da sua empresa – PNX – Sala Margarida N.12
18h às 20h – Segurança de Máquinas aplicando Performance Level – PLr (Norma ABNT ISO 13849 e ABNT ISO 12100) – FAST SOLUTION – Sala Acácia N.13

15/09 – quinta-feira
14h às 15h – Rentabilidade de investimentos em geração de energia sustentável para o setor metalmecânico – TAB ENERGIA – Sala Margarida N.12
14h às 15h – Iluminação LED Projetos e Retrofit em Iluminação e Linha Elétrica p/ Manutenção Industrial – WHASUR – Sala Acácia N.13
15h às 16h – Qualidade de Energia e Harmônicos no Sistema Elétrico – Problemas e Tendências de Mercado – VERKAUF – Sala Margarida N.12
15h às 16h – Rastreabilidade na indústria 4.0 – Porque é importante e como implementar na sua empresa – PRO MARKING – Sala Acácia N.13
16h às 17h – Monitoramento de Ativos do Sistema Elétrico interligados a Indústria 4.0 – VERKAUF – Sala Margarida N.12
16h às 17h – Cenário econômico em tempos de incertezas – CREDCREA – Sala Acácia N.13
17h às 18h – Brasil 2030 – Evolução da automação industrial brasileira no atual cenário socioeconômico mundial – GME AEROSPACE – Sala Margarida N.12
17h às 18h – Redução de Custos com Energia Elétrica – Mercado Livre de Energia – RBE ENERGIA – Sala Acácia N.13
18h às 19h – TELAS METÁLICAS NA NR-12 – Segurança na proteção de vidas – TECIAM – Sala Margarida N.12
18h às 19h – Como a Impressão 3D está alavancando Carreiras na Indústria – WISHBOX – Sala Acácia N.13

16/09 – sexta-feira
14h às 15h – Tomografia Computadorizada para Indústrias de Alumínio e Plástico – ZEISS – Sala Margarida N.12
15h às 16h – Análise das Condições Econômicas de Usinagem – PAESE FERRAGENS – Sala Margarida N.12

Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores

A Rodada de Negócios Intermach será realizada dia 14 de setembro, no período da manhã e à tarde, na Expoville. O evento acontece em momento que o mercado da indústria do metalmecânica está aquecido e tem a demanda de diversificar a rede de fornecedores.

“A indústria de todo o país encontra nos eventos da Messe Brasil a oportunidade de desenvolver fornecedores com acesso à inovação e tecnologias, e a renovação contínua do banco de contatos, considerando os 25 anos de trajetória de relacionamento com o mercado”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

Inscrições gratuitas pelo site https://materiais.messebrasil.com.br/rodada-intermach-2022.

Serviço
Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica
Data: 13 a 16 de setembro de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Informações: www.intermach.com.br
Fotos: https://photos.app.goo.gl/W3XN9j6NiiPmixWH8

O que os expositores levam para a feira
https://www.intermach.com.br/intermach-feira/

Fonte: Simone Hülse Feuser – Assessoria de Comunicação

 
 


somos afiliados: