1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

JOINVILLE FICA EM 15º LUGAR entre as cidades que mais perderam empregos no País durante a pandemia

14 de julho de 2020
JOINVILLE FICA EM 15º LUGAR entre as cidades que mais perderam empregos no País durante a pandemia

Com bom desempenho na geração de empregos nos últimos anos, inclusive com o primeiro lugar no ranking nacional em 2017, Joinville sofreu com os impactos da pandemia e ficou em 15º lugar entre os municípios que mais perderam vagas entre março e maio (os dados de junho ainda não foram divulgados pelo Ministério da Economia).

Nesse período entre março e maio, Joinville teve 12,8 mil demissões a mais do que contratação. O desempenho negativo de concentrou no mês de abril. Entre 14 cidades que perderam mais postos de trabalho do que Joinville, apenas duas – Guarulhos e Campinas – não são capitais. Nesse período entre março e maio, o País perdeu quase 1,5 milhão de empregos.

Como Joinville teve um mercado de trabalho com performance positivo na arrancada do ano, com criação de quase 3 mil vagas, o saldo do ano está 9,8 mil empregos fechados. No ano passado inteiro, a cidade abriu 6,6 mil postos de trabalho. O setor com mais trabalhadores em Joinville foi o que mais demitiu em período de pandemia, com quase metade do total de empregos eliminados. Foram 5,8 mil cortes. O número de trabalhadores da indústria foi reduzido em 4,5 mil entre março e maio.

As projeções na prefeitura indicam a perda de 25 mil empregos durante a pandemia. Neste momento, está em vigor a redução de jornada, com redução salarial e garantia de estabilidade no período de duração do programa – empresas de Joinville, em número expressivo, participam do programa.

Fonte: NSC Total – Jefferson Saavedra – 12.07.2020

 
 


somos afiliados: