1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

REFORMA TRABALHISTA

02 de maio de 2017
REFORMA TRABALHISTA

Começo por dizer que escrevo este artigo como cidadão brasileiro, e que minha opinião particular não necessariamente representa a opinião da empresa na qual trabalho.

Confesso que me é particularmente difícil entender a razão dessa greve, já que os motivos alegados (protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária) beiram o absurdo.

Com o país mergulhado na pior crise de sua historia, no caminho do quarto ano consecutivo sem crescimento e chegando a 14 milhões de desempregados, é fácil entender os potenciais benefícios para o nível de emprego que uma flexibilização de uma carta que tem mais de 70 anos poderia ter.

A CLT foi fundamental em proteger os direitos dos trabalhadores num período diferente da historia, porém é inegável que ela trata o trabalhador brasileiro como criança, ao determinar por exemplo que ele ou ela não podem parcelar suas férias em períodos menores se assim o desejarem ou que não podem vender mais de 10 dias de férias se estiverem precisando de recursos naquele momento.

Por que o trabalhador brasileiro é obrigado a doar um dia de trabalho aos sindicatos ? Por que não deixar ele decidir se o sindicato agrega valor para fazer jus à doação ?

É importante dizer que essa reforma não mexe nos direitos fundamentais do trabalhador, como férias remuneradas, 13o salário, FGTS, etc…

No caso da reforma da previdência, a necessidade é tão obvia que é difícil entender a resistência…a previdência social está quebrada e com o envelhecimento inexorável de nossa população, os deficits serão cada vez maiores.

Não faz o menor sentido ter centenas de milhares de pessoas se aposentando com 50, 55 anos, no auge de sua capacidade produtiva, continuando a trabalhar e drenando recursos de um sistema que já faz agua por todos os lados. Espero que algum tipo de reforma passe no congresso, mas é triste ver que estamos de certa forma desaproveitando a oportunidade de corrigir esse rombo gigantesco mantendo privilégios para diversos setores em especial alguns segmentos públicos.

É subestimar a inteligência do brasileiro insistir nesse discurso absurdo que as reformas irão acabar com os direitos dos trabalhadores, quando na realidade, o que elas visam é potencializar a retomada do emprego e impedir a insolvência da previdência social. Seria interessante perguntar a essas pessoas como elas imaginam pagar a conta futura… a resposta todos conhecem… mais impostos para financiar um deficit que não para de crescer.

O mais interessante é constatar que essas mesmas reformas foram defendidas por Dilma em rede nacional de TV no 1o de maio de 2015. Não entendo essa virada…

Também me chama a atenção o fato dessa greve ter sido convocada na véspera de um feriado… habilitando uma mega farra de quatro dias num mês que já tinha três feriados, isso no meio da pior recessão de nossa historia. Que mensagem os organizadores estão passando ? Essa é a visão de mudança de país que essa turma defende ?

Por último, me causou indignação ver as cenas de vandalismo e depredação que assistimos ontem em diversas cidades do país… verdadeiros vândalos destruindo propriedade alheia, pública, privada, de topo tipo… bancos, ônibus, lojas… pequenos comerciantes, que trabalharam toda a vida para construir o pouco que têm não só tiveram que fechar as portas nesse dia, mas tiveram destruído seu patrimônio. Que espécie de trabalhadores são esses que escondem o rosto e destroem o que encontram pela frente ? São esses os sindicatos que queremos que nos representem ?

A quem se identificar com o que escrevi e está tão cansado de ver tantos desmandos e tanta roubalheira em nosso país, peço que o repasse. Só a sociedade civil organizada pode alterar um quadro como esse. Está em nossas mãos… passou da hora…

Fonte: Linkedin por Otto von Sothen – CEO Grupo Tigre

 
 


somos afiliados: