1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC avalia iniciativas em SAÚDE no AMBIENTE DE TRABALHO

06 de setembro de 2016
FIESC avalia iniciativas em SAÚDE no AMBIENTE DE TRABALHO

Entidade lança pesquisa que objetiva aperfeiçoar ações de saúde nas indústrias. Empresas podem participar de levantamento até o dia 14 de outubro.

Florianópolis, 05.09.2016 – A FIESC, por meio do SESI/SC, lança nesta segunda-feira (05) a pesquisa CDC Healthy Scorecard (HSC). O levantamento, realizado por meio da Aliança Saúde e Competitividade, será feito anualmente e objetiva acompanhar as iniciativas que promovem ações de saúde nos ambientes de trabalho. As empresas interessadas em participar devem acesar o site www.suapesquisa.com.br/aliancasc/ e responder ao questionário até o dia 14 de outubro.

A pesquisa, desenvolvida pelo Centers of Disease Control (CDC), do governo dos Estados Unidos, foi traduzida e adaptada por pesquisadores brasileiros. Além de aperfeiçoar as práticas em ações de saúde, a pesquisa permitirá troca de experiências entre líderes empresariais, a tomada de decisão baseada em evidências e a criação de novas soluções para gestão em saúde das organizações. A ferramenta é uma forma de apoiar os gestores a tornarem seus programas de saúde mais eficazes em temas como atividade física, alimentação saudável, abordagem da hipertensão, diabetes, estresse, entre outras.

O resultado da pesquisa é imediato após o preenchimento que, na sequencia, gera uma pontuação. As respostas farão parte de uma compilação de dados anônimos, que formarão o diagnóstico do cenário estadual e nacional dos programas de saúde. Além da pontuação, será elaborado um relatório sobre o significado dos resultados e os possíveis impactos na competitividade da empresa.

Aliança Saúde e Competitividade

A Aliança Saúde e Competitividade, iniciativa da FIESC, visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.

Foi assinado o termo de cooperação entre a FIESC, instituições públicas, como Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) para o apoio na realização de ações a serem promovidas pela Aliança.

A iniciativa também objetiva divulgar pesquisas e compartilhar mundialmente as melhores práticas de saúde e segurança no local de trabalho. A FIESC, por meio do Observatório da Indústria, passa a disponibilizar conhecimento sobre cenários e tendências, além de seus impactos para a competitividade catarinense, indicadores estratégicos, boas práticas, legislação, produtos e serviços.

Também oferece soluções, por meio das entidades, para o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral (física, emocional e social) e na redução de custos relacionados à assistência à saúde.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: