1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

GRANDES EMPRESAS da região Norte de SC adotam redução de jornada e salário

30 de junho de 2016
GRANDES EMPRESAS da região Norte de SC adotam redução de jornada e salário

Crise econômica e tentativa de evitar mais demissões são as principais justificativas.

Em casa e com menos dinheiro

Tigre, Lepper e WEG já bateram martelo.

Com a produção em baixa, grandes empresas da região Norte do Estado partiram para a redução de jornada e salários nas últimas semanas. A justificativa se repete: fraca atividade econômica e tentativa de evitar demissões. São companhias de setores distintos: plástico, têxtil, confecção e eletroeletrônico. Tigre e Lepper, em Joinville, e WEG, em Jaraguá do Sul, já conseguiram a aprovação dos trabalhadores. A Malwee, também de Jaraguá, está em processo de votação e anunciará o resultado nesta semana. Com menos dinheiro no bolso, os profissionais ficarão em casa às sextas-feiras.

TIGRE
A fabricante de tubos e conexões em PVC confirmou, ontem, a redução de jornada e salários de 600 funcionários da unidade de Joinville a partir de 1º de julho. A medida foi aprovada em assembleia na sexta-feira passada e conseguiu a adesão de mais de 90% dos trabalhadores. O acordo prevê a diminuição de 20% do total de horas mensais trabalhadas e 15% do salário nominal de funcionários das áreas administrativas e dos setores de pesquisa e desenvolvimento e de engenharia. Na prática, estes profissionais não vão trabalhar às sextas-feiras por um período de três meses, renováveis por mais três.

– A medida tem como objetivo manter postos de trabalho, causando o menor impacto possível a funcionários e suas famílias. Além disso, visa a garantir a competitividade da companhia, diante de um cenário econômico complexo e desafiador: o mercado de construção civil caiu cerca de 20%, e mais de 17 mil lojas de materiais de construção fecharam. A companhia reforça que está empenhada em buscar alternativas sustentáveis para todos, pois acredita na plena retomada da demanda – explicou a empresa.

WEG
O Grupo WEG adotou a redução de jornada e salários em 1º de junho com aprovação de 80% dos funcionários. A empresa de equipamentos eletroeletrônicos vai operar nesta condição até agosto. Em nota, a empresa explicou que o objetivo é enfrentar a diminuição na demanda em alguns segmentos de negócios que têm sido mais afetados pela deterioração das condições econômicas brasileiras.

A proposta prevê redução média de 9,3% em horas e 7% em salário para as unidades de motores, automação, transmissão e distribuição, tintas e corporativo; e redução média de 17,3% em horas e 13% em salários para a unidade de energia. A previsão é de que cerca de 13.700 colaboradores participem da redução.

– Nossa principal preocupação é a de minimizar os impactos da atual situação econômica sobre os nossos colaboradores. Estamos trabalhando em diversas frentes para redução de despesas e aumento de produtividade. Sobretudo, queremos preservar a equipe que possuímos na WEG e estar preparados para a retomada dos negócios no futuro – declarou o diretor de RH da WEG, Hilton José da Veiga Faria.

LEPPER
Pela primeira vez, a Cia. Fabril Lepper, fabricante de produtos de cama, mesa e banho de Joinville, vai reduzir a jornada de trabalho em virtude da crise econômica. A medida foi aprovada em assembleia por 96% dos trabalhadores no dia 16 de junho e entrou em vigor na sexta-feira, com validade de 90 dias. A empresa também demitiu 43 funcionários, ficando com 524 trabalhadores.

Os funcionários ficarão em casa um dia por semana, às sextas-feiras, e serão descontados em 50% do valor referente àquele dia. De acordo com o presidente do sindicato, Livino Steffens, a medida impacta cerca de 70% dos profissionais dos setores administrativo e da produção.

Em nota, o vice-presidente da empresa, Zeno Fischer, informou que a companhia sente os efeitos da retração do comércio varejista de maneira geral e que as medidas foram tomadas para manter níveis saudáveis da operação e adequá-la à realidade da demanda do mercado.

– A empresa espera confiante que, após esse período, possa retomar o crescimento no seu nível de produção e eventual empregabilidade – finaliza Fischer.

MALWEE
Os funcionários da Malwee votam nesta semana a proposta de redução de 8% na jornada e 4,77% nos salários, com duas sextas-feiras de folga por mês. O resultado da assembleia será conhecido amanhã. Se aprovada, a redução de jornada e salários ficará em vigor entre julho e setembro, podendo ser prorrogada por mais três meses. Neste ano, a empresa demitiu 700.

Em nota, o Grupo Malwee argumenta que precisou realizar desligamentos de profissionais para equacionar sua força de trabalho à atual demanda do mercado. Disse, ainda, que o ambiente econômico de fraca atividade, tanto na indústria, quanto no varejo e consumo, bem como a perda de poder aquisitivo dos brasileiros, impactam negativamente a economia e o mercado de moda e vestuário em particular, motivo pelo qual o grupo vem adequando a operação à realidade da economia nacional.

O grupo ressalta que acredita na retomada do mercado de moda e vestuário no médio prazo. A proposta de redução de jornada e salários, segundo a Malwee, é a alternativa encontrada para preservar os empregos e adequar sua força de trabalho à atual realidade do mercado.

Fonte: A Notícia – Economia

 
 


somos afiliados: