1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Na EXPOGESTÃO, SENAI apresenta à Indústria soluções em manufatura e laser

06 de maio de 2016
Na EXPOGESTÃO, SENAI apresenta à Indústria soluções em manufatura e laser

Dois workshops detalharam iniciativas dos institutos de inovação e tecnologia da entidade.

Joinville, 6.5.2016 – Os Institutos de Inovação e Tecnologia em Sistemas de Manufatura e Laser, do SENAI, entidade da FIESC, apresentaram seus serviços em workshops realizados nesta quinta-feira (5), na Expogestão, em Joinville. Ambos estão sediados em Joinville e oferecem soluções para a indústria.

No primeiro workshop, o engenheiro André Marcon Zanatta abordou o tema “Ecossistema de inovação e oportunidades para a indústria” – o prefixo eco, neste caso, com o significado de conexão. Zanatta detalhou as diversas opções oferecidas pelo Programa SENAI de Apoio à Competitividade Industrial Brasileira. “Os 26 institutos de inovação existentes no país são uma ponte entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada. Entre outras funções, o SENAI avalia os diversos modelos de inovação pelo mundo, indicando os mais apropriados”, comentou.

O engenheiro ressaltou as ofertas para a indústria em gestão da tecnologia e do conhecimento, como os institutos de inovação, os mecanismos para promoção e suporte à tecnologia e inovação, os institutos de tecnologia e as redes setoriais e temáticas. “Dentro de pouco mais de um ano o SENAI estará inaugurando a nova sede dos institutos de Sistemas de Manufatura e de Laser em Joinville, passando dos atuais 1.250 m² para uma área de 7.981 m²”, adiantou Zanatta.

Impressão 3D a laser

As oportunidades para a indústria catarinense em impressão 3D de Metais foi o tema do workshop proferido pelo engenheiro Edson Santos. Ele destacou os avanços na tecnologia de impressão 3D a laser, especialmente na impressão de metais. “Houve uma grande evolução dos equipamentos nos últimos quinze anos, multiplicando exponencialmente a velocidade e precisão dos processos”, disse o especialista.

Nos dois anos em que atua em Joinville, o Instituto SENAI já produziu mais de mil peças para indústrias da região. “Estes números vão aumentar ainda mais quando chegar nosso novo equipamento, em agosto. Trata-se de uma impressora da geração da segunda maior máquina do mundo”, reforçou Edson. Nesta sexta-feira, o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, participa de debate sobre Internet Industrial – a quarta revolução.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: