1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Na EXPOGESTÃO, CÔRTE defende setor PRIVADO, CONFIANÇA, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE

05 de maio de 2016
Na EXPOGESTÃO, CÔRTE defende setor PRIVADO, CONFIANÇA, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE

Indústria 4.0 é um dos destaques trazidos pela FIESC para o evento aberto nesta quarta-feira (4), em Joinville.

Joinville, 4.5.2016 – Iniciativas que valorizem a iniciativa privada, restaurem a confiança e aumentem a produtividade e a competitividade. Esta foi a receita defendida para o atual momento vivido pelo País pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, na abertura da ExpoGestão, nesta quarta-feira (4), em Joinville.

“Sem desprezar a magnitude da crise, não deixemos que ela domine a nossa agenda”, propôs, depois de avaliar o cenário, que tem se agravado ao longo dos últimos anos, quando a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 27% para 25% no Brasil e de 33% para 31% em Santa Catarina, entre 2010 e 2013.

A Indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada, é um dos destaques trazidos pela FIESC para a ExpoGestão. “Nessas indústrias inteligentes”, disse Côrte em referência à chamada quarta revolução industrial, “linhas de montagem e produtos ‘conversam’ ao longo do processo de fabricação e de produção. Unidades em diferentes lugares também trocam informações de forma instantânea sobre compras e estoques”, afirmou.

“O cruzamento de informações possibilita conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição, sem depender apenas de pessoas para a tomada de decisões, o que requer novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia produtiva”, completou, alertando para a necessidade de o setor estar atento a isso para manter-se competitivo.

Por isso, FIESC tem atuado fortemente no tema, por meio de seminários que estão sendo conduzidos pelo diretor do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, em todo o País, no âmbito do Conselho de Política Industrial e de Inovação da CNI, presidido por Côrte.

O presidente da FIESC também destacou o programa Indústria + Produtiva, iniciativa nacional do SENAI e da CNI, que tem como meta atender 3 mil indústrias em todo o Brasil, para aumentar a produtividade em, pelo menos, 20%. “Com orgulho, registro que o SENAI/SC está capacitando 400 consultores do SENAI de todo o País para aplicação das ferramentas de manufatura enxuta, focada no processo produtivo, que prevê intervenções rápidas, de baixo custo”, disse. Em Santa Catarina, serão atendidas 280 indústrias dos setores metalmecânico, calçados, moveleiro, alimentos e bebidas até o final de 2017.

Além da discussão sobre indústria 4.0, na ExpoGestão a FIESC realizará workshops sobre ecossistema de inovação e impressão 3D de metais e as oportunidades para a indústria na área. A Federação ainda tem estande em que apresenta a atuação de SESI, SENAI, IEL e CIESC em educação, saúde e qualidade de vida.

Os workshops serão realizados no dia 5 de maio. Às 14h30, o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, André Marcon Zanatta, vai abordar o tema ecossistema de inovação e apresentará a rede nacional e catarinense de institutos SENAI para apoio à pesquisa aplicada.

Às 16 horas, o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Laser, Edson Costa Santos, vai destacar o assunto impressão 3D, que é parte de uma nova revolução industrial, alinhada com conceitos de manufatura digital e indústria 4.0. Ao término das palestras está programada visita aos Institutos. O transporte é gratuito e as vagas são limitadas. Reservas pelo telefone 47 3441-7783. Clique aqui e inscreva-se para os workshops.

Na sexta-feira, dia 6, às 8 horas, o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, vai participar da sessão “Futuro e tendências”, com a palestra “internet industrial – a quarta revolução”. Ele abordará o tema junto com o presidente da Pollux Automation, José Rizzo Hahn Filho; o vice-presidente de vendas e inovação da SAP Brasil, Valsoir Tronchin; e o diretor de soluções na Hewlett Packard Enterprise, Reinaldo Lorenzato.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: