1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

OBRIGAÇÕES SE TRANSFORMAM em oportunidades na área ambiental, aponta FIESC

03 de setembro de 2015
OBRIGAÇÕES SE TRANSFORMAM em oportunidades na área ambiental, aponta FIESC

Painel realizado em Florianópolis mapeou desafios para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

Florianópolis, 02.09.2015 – A adoção de fontes de energia alternativas, o aprimoramento dos processos de reciclagem e a recuperação de áreas degradadas, antes vistas apenas como obrigações para as empresas, hoje são consideradas oportunidades de investimento.

Estas são algumas das conclusões dos 80 industriais, especialistas e pesquisadores reunidos nestas terça e quarta (1 e 2) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Eles participaram do painel setorial de meio ambiente, que integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022).

“Meio ambiente é um tema estratégico para a indústria, sobretudo para a de Santa Catarina, por três razões básicas. Os recursos naturais são esgotáveis, portanto temos que ter uma administração eficiente. A segunda é que esta administração eficiente reduz custos para o setor industrial. A terceira é que a tecnologia limpa é uma fonte de atração de investimentos”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na abertura do evento.

Dados apresentados no evento mostram que 80% dos consumidores brasileiros comprariam produtos de empresas consideradas responsáveis social e ambientalmente.  Além disso, os fundos de investimentos ligados a empresas sustentáveis têm apresentado rentabilidade média acima do Ibovespa desde 2006, atraindo mais investimentos.

Para Santa Catarina, os participantes projetaram o setor como referência em inovação no uso dos recursos ambientais e nas soluções para o desenvolvimento sustentável. Para atingir estes objetivos, foram apontados empecilhos como o excesso de burocracia e a legislação antiquada.

O debate continua na internet, onde foi lançado um ambiente colaborativo. Nele, as demais empresas do setor podem participar da troca de experiências e ajudar na construção do conhecimento. Os interessados devem acessar o endereço fiescnet.com.br/rotasestrategicas e se cadastrar.

Dados – Santa Catarina é o terceiro Estado com mais estabelecimentos ligados ao segmento, com 820. Entre as regiões, as maiores concentrações estão no Vale do Itajaí (30%), Oeste (21%) e Sul (19%).

Mais da metade dos municípios catarinenses necessitam de investimento em ampliação do sistema de abastecimento de água ou novo manancial. Entre eles, Florianópolis. No Brasil, em 2013, foram investidos R$ 59,8 bilhões em aterros sanitários.

PDIC – O  Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. Já foram realizados painéis e consolidadas rotas de crescimento de 13 setores produtivos do Estado. Ainda em 2015, o PDIC irá consolidar estas rotas em um Masterplan, com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria em Santa Catarina.

SENAI – Localizado em Blumenau, o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental presta serviços de metrologia, consultorias e geração de inovação tecnológica. Atende demandas nas plataformas tecnológicas: águas e efluentes, energia e emissões, resíduos e saneamento.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: