1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

SC QUER SER Protagonista

04 de março de 2015
SC QUER SER Protagonista

Desafio é deixar de produzir só autopeças para fornecer sistemas completos.

A indústria catarinense quer fortalecer a atuação no mercado automotivo, e um dos principais objetivos é deixar de ser apenas fornecedora de autopeças para assumir a posição de sistemista, aquele que fornece sistemas completos, prontos para instalação de montadoras.

A afirmação é do diretor da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) Carlos Henrique Ramos Fonseca, que participou da divulgação de um estudo inédito sobre o setor no Estado ontem, em Joinville. O documento faz parte do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC) e vai nortear a elaboração de projetos específicos de avanços do segmento, como formação profissional, inovação e investimentos.

O momento justifica a ambição. De acordo com o estudo da Fiesc, a produção nacional de veículos triplicou desde os anos 2000. Novas empresas chegaram ao País e começaram a se instalar em diferentes regiões, menos em SC, que ficou à margem do processo.

Em 2013, contudo, o Estado entrou no mapa das montadoras com a chegada da fábrica de motores da GM em Joinville e o início, no ano seguinte, da produção da BMW, em Araquari.

No estudo, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, defende o setor automotivo como um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico e geração de empregos de qualidade. Por esta razão, a atração de montadoras para o Estado é considerada importante. Elas vão gerar oportunidades aos sistemistas, que, por sua vez, desenvolverão uma cadeia produtiva integrada, segundo a federação.

A questão, agora, é preparar o setor para atender às necessidades e exigências das montadoras. O diretor Carlos Fonseca citou o exemplo da unidade da BMW em Araquari.

Segundo ele, a fabricante de carros de luxo utiliza sistemistas da Alemanha num primeiro momento, mas vai elevar o nível de nacionalização no fornecimento de peças gradualmente. Se Santa Catarina não estiver em condições de atendê-la, perderá espaço para outros Estados do País, alerta.

Entre as exigências de as montadoras estão a certificação de qualidade automotiva e ambiental. Durante o evento desta terça-feira, a Fiesc mostrou que o percentual de indústrias de autopeças catarinenses com estas duas certificações, em especial, fica abaixo da média nacional.

O vice-presidente da Fiesc para a região Norte, Mario Cezar de Aguiar, lembrou também que um dos entraves para o crescimento da atividade industrial é a insuficiência de trabalhadores. Ele ressaltou a importância de buscar uma formação profissional adequada ao mercado, o que está incluso no programa.

Fonte: A Noticia – Economia

 
 


somos afiliados: