1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

PLANEJAMENTO DO FUTURO DA INDÚSTRIA DE SC entra em fase decisiva

02 de outubro de 2014
PLANEJAMENTO DO FUTURO DA INDÚSTRIA DE SC entra em fase decisiva

FIESC apresentará na próxima sexta-feira, em Joinville, a rota de crescimento para os setores metalmecânico e de metalurgia

Florianópolis, 01.10.2014 – Após dois anos de pesquisas e debates com industriais e especialistas, o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entra agora em fase decisiva.

A partir desta sexta-feira (3), a Federação começa a apresentar as 16 rotas de crescimento setorial que irão compor o Masterplan do setor produtivo do Estado até 2022. Quando finalizado, o programa irá potencializar o desenvolvimento da indústria estadual, numa articulação entre empresas, governo, terceiro setor e instituições de ensino. Essa articulação irá possibilitar que as oportunidades sejam absorvidas pelo setor industrial para posicionar Santa Catarina de maneira competitiva em âmbito nacional e internacional.

“São mais de 70 profissionais, entre doutores, mestres e especialistas, que estão trabalhando conosco neste programa. O objetivo é formular uma agenda de desenvolvimento sustentável para a indústria catarinense, com impacto em toda a nossa economia”, afirma Glauco José Côrte, presidente da FIESC.

A agenda de lançamento das rotas tem início em Joinville, com as propostas para os setores metalmecânico e de metalurgia. O material, com 44 páginas, é resultado de estudos socioeconômico e de tendências para o setor no Estado. Este material foi validado em um painel com especialistas e industriais, que conheceram os estudos e definiram as visões de futuro, os principais entraves para o crescimento dos segmentos em Santa Catarina e as ações necessárias no curto, médio e longo prazos.

O mesmo trabalho está sendo realizado em outros 15 setores produtivos catarinenses: agroalimentar, bens de capital, celulose e papel, cerâmica, construção civil, economia do mar, energia, indústrias emergentes, meio ambiente, móveis e madeira, produtos químicos e plástico, saúde, tecnologia da informação e comunicação, têxtil e confecção e turismo.

Os estudos e painéis revelaram alguns empecilhos comuns aos diversos segmentos, como as deficiências da infraestrutura de logística, a alta e complexa carga tributária, o elevado custo da energia, a dificuldade na contratação de força de trabalho qualificada e a morosidade na emissão de licenças para novas instalações e ampliações. Já entre as visões de futuro aparecem para os setores classificações como “referência em pesquisa e desenvolvimento”, “fortemente exportador” e “sustentável”.

Os estudos começam a se refletir nas ações da Federação. “Todo o planejamento estratégico que estamos fazendo para a FIESC está focado nas pautas levantadas pelo PDIC”, diz Carlos Henrique Ramos da Fonseca, diretor da entidade. Um esforço institucional será feito na sequência para garantir o envolvimento de empresas, governo, terceiro setor e instituições de ensino com as pautas e demandas levantadas pelo documento.

Histórico – Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram apontados, com base em pesquisas, 16 segmentos “portadores de futuro” em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégias que comporão o Masterplan, tem início a terceira etapa do PDIC 2022.

Serviço:
Lançamento da Rota Estratégia dos setores Metalmecânico e de Metalurgia
Sexta-feira (3), das 8:30h às 11h
SENAI Joinville: Rua Arno Waldemar Dohler, 957, Zona Industrial Norte, Joinville

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: