1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

NOVOS CAMINHOS forma jovens que vivem em abrigos de Joinville

19 de setembro de 2014
NOVOS CAMINHOS forma jovens que vivem em abrigos de Joinville

Participantes concluem primeira etapa de formação do programa que oferecerá ainda ensino básico e cursos técnicos

Joinville, 16.9.2014 – Vinte e um jovens que vivem em abrigos nas cidades de Araquari, Joinville e São Francisco do Sul participaram na noite desta terça-feira (16) da formatura da primeira etapa do programa Novos Caminhos. A iniciativa é uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

“A autossuficiência para exercer a plena cidadania é o maior objetivo do programa, que agora proporcionará uma nova etapa para esses jovens, por meio da formação oferecida pelo SENAI e pelo SESI. Dessa forma, eles certamente terão acesso ao emprego e a uma melhor qualidade de vida”, destacou o primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Já o magistrado Yon Thostes, representando a AMC, salientou que “felizmente vivemos num país onde empresários deixam suas empresas e suas famílias em vários momentos para apoiar ações como essa, de resgate da cidadania, onde se oferece um Brasil melhor para estes jovens”.

Bianca Pauletti, coordenadora do Programa pelo IEL/FIESC, lembrou que foram nove módulos de capacitação que trouxeram uma nova perspectiva para o grupo. Na segunda etapa, os jovens são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do SESI ou a um curso técnico, de aprendizagem industrial ou de qualificação que optarem no SENAI.

O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. Para S.A., de 14 anos, a iniciativa ofereceu novas oportunidades. “Achei interessante e legal, aprendi muita coisa. Acredito que vai me ajudar profissionalmente”, disse a jovem que participou do programa em Joinville.

A. S., de 15 anos, acredita que a formação que recebeu por meio dessa ação auxiliará no encaminhamento profissional. “Aprendi como me comportar no trabalho e como lidar com os colegas”, conta. Participar do programa também foi importante para R. M., de 15 anos. “O curso me deixou mais segura para fazer escolhas para a minha vida”, relata.

O projeto, que já está em andamento também em outras regiões do Estado, como Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: