1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Empresa de Joinville fornece moldes para o primeiro carro com carroceria de plástico do mundo

22 de agosto de 2014
Empresa de Joinville fornece moldes para o primeiro carro com carroceria de plástico do mundo

Modelo é uma das atrações das feiras Interplast e EuroMold, que terminam nesta sexta-feira em Joinville

Uma empresa familiar de Joinville concorreu com norte-americanos e tornou-se a principal fornecedora de moldes do primeiro carro com carroceria de plástico do mundo, o novo jipe Troller T4, da Ford, com lançamento previsto para o final deste ano.

O presidente da empresa Puma Automotive Molds, João A. Sobrinho, explica que os moldes consumiram 600 toneladas de aço e um ano e meio de trabalho.

No final, 80% do carro é feito de fibra mais plástico. A ferramentaria de Joinville foi responsável por 80% dos moldes feitos para a montadora, explica o gerente de vendas José Molina Tanajura.

Entre as vantagens do plástico, a empresa aponta a leveza e a não oxidação das peças. Para a parte interna, foram 26 moldes de injeção plástica e, para a carroceria, 16 moldes de SMC, uma manta que utiliza fibra, resina e poliéster.

— O índice de utilização do plástico na parte externa é realmente inovador — diz Sobrinho.

O assoalho de plástico, entre outras peças, e o próprio veículo estavam expostos na EuroMold Brasil, feira realizada nesta semana em Joinville junto com a Interplast, maior feira da indústria do plástico da América Latina.

As duas feiras, que reuniram 550 marcas de 13 países no Complexo Expoville nesta semana, ofereceram um verdadeiro passeio pelo universo da indústria. Os expositores mostraram soluções desde a fase de concepção dos produtos, passando pelo ferramental até a produção em série.

Nomes de peso no mercado internacional de máquinas e equipamentos como as alemãs Krauss Maffei e Arburg e a nacional Romi passaram por lá, deixando uma mostra das tendências desse importante segmento, presente nos mais variados setores produtivos.

Fonte: A Notícia – Inovação

 
 


somos afiliados: