A Termotécnica, maior transformadora de EPS (mais conhecido como isopor*) da América Latina e líder em soluções de embalagens para diversos segmentos, é finalista do Prêmio Brasileiro de Design, na categoria Impacto Social – Meio Ambiente, com um case de Upcycling (quando a reciclagem transforma resíduos em itens de maior valor).
Neste projeto de economia circular, embalagens que protegem os refrigeradores da Electrolux retornam à Termotécnica para serem recicladas e transformadas em nova matéria-prima, o Repor. Por sua vez, o Repor é o componente utilizado pela Unigel no Ecogel, material usado na fabricação de peças técnicas para refrigeradores da marca de eletrodomésticos.
“O projeto promove a economia circular, reduz resíduos plásticos e substitui matérias-primas virgens, gerando impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade, com inovação, estímulo ao consumo responsável e ação proativa para minimizar as mudanças climáticas”, ressalta Albano Schmidt, Presidente Termotécnica.
“A Termotécnica conseguiu transformar uma embalagem num material de engenharia, dentro do refrigerador, que vai ficar por anos ali, cumprindo uma nova etapa, isso é gerar valor”, diz Marcos Iorio, Vice-diretor no Centro de Ciência para Desenvolvimento da Economia Circular – Fapesp, referência no tema.
O Prêmio Brasileiro de Design, um dos mais tradicionais nesta área, está em sua 15ª edição, e reconhece empresas e estudantes que investem em soluções inovadoras e relevantes. O resultado da premiação, que inclui votação popular, será anunciado em cerimônia no dia 13 de dezembro de 2025.
Para votar no case da Termotécnica, acesse: https://acesso.bdapremiobrasileirodesign.com.br/voto-popular/design-de-impacto-positivo/3729.
A votação vai até 24 de novembro.
Para saber mais sobre a atuação de ESG da empresa, o Relatório de Sustentabilidade 2023/2024 da Termotécnica está disponível no site institucional.
*isopor é marca registrada de empresa terceira.
Fonte: Logos Conexão e Conteúdo
Simpesc nas redes sociais