1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC apresenta visão da indústria na etapa estadual da Conferência do Trabalho

14 de novembro de 2025
FIESC apresenta visão da indústria na etapa estadual da Conferência do Trabalho

Federação industrial defendeu propostas do setor para futuras políticas públicas; 16 representantes delegados e mais convidados participaram das discussões, que vão nortear iniciativas para preparar o mercado de trabalho para mudanças.

Florianópolis, 13.11.25 – A Federação das Indústrias de SC (FIESC) representou os interesses do setor industrial na etapa estadual da Conferência Nacional do Trabalho, que ocorreu nesta quinta-feira (13), em Florianópolis.

O evento foi coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) com apoio de entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e dos governos nas três esferas.

“É importante participar da Conferência para reafirmar o avanço da modernização trabalhista de 2017. Institutos como a valorização da negociação coletiva – inclusive sobre o legislado -, e nas formas de contratação são indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, explicou o presidente da FIESC, Gilberto Seleme.

Para chegar às propostas apresentadas durante a Conferência, a FIESC realizou diversas reuniões preparatórias. A primeira delas ocorreu com os representantes dos sindicatos e membros da Câmara de Relações Trabalhistas. Num segundo momento, os 16 delegados escolhidos (com direito a voz e voto ) e mais 16 convidados com direito a voz, refinaram e validaram as propostas.

“Trabalhamos muito para apresentar sugestões realistas, que tragam soluções que possam sair do papel sem penalizar o setor produtivo e garantir a modernização das relações trabalhistas no mercado de trabalho moderno ”, afirmou a presidente da Câmara de Relações Trabalhistas, Rita Cássia Conti.

Além disso, os delegados e convidados da FIESC encontraram-se com o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os demais delegados que compõem a bancada patronal, com 45 membros votantes para definir a estratégia de atuação. A entidade também participou de reunião prévia de alinhamento com as demais bancadas – trabalhadores e governo.

Durante a Conferência, os empregadores apresentaram duas propostas – uma de consenso e outra da própria bancada – para cada um dos quatro eixos de debate: relações de trabalho; mercado e futuro do trabalho; políticas públicas de emprego, trabalho e renda e os fundos que os financiam; e ainda a proteção e inclusão produtiva.

A executiva da Câmara, Maria Antonia Amboni, que representou a bancada patronal no evento, destacou a importância do diálogo tripartite sobre o mundo do trabalho contemporâneo, para que as empresas estejam preparadas para as novas demandas.

Duas propostas da bancada patronal sugeridas como propostas de consenso foram aprovadas. O documento com todas as propostas aprovadas está sendo compilado pela Superintendência Regional do Trabalho e pela OIT e será divulgado oportunamente.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: