Rack para transporte de ar condicionado automotivo levou o Troféu Prata na categoria Exportação por ganhos logísticos.
A Termotécnica acaba de conquistar mais um Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, levando o Troféu Prata na categoria Exportação com o projeto “Rack EPS Modular para Ar-Condicionado Automotivo”, desenvolvido para a VMG Aires.
A Termotécnica também foi finalista na categoria Soluções para Varejo/E-commerce com a embalagem em EPS para Batedeira Planetária Oster, desenvolvida para a Newell Brands.
Completando 25 anos, o Prêmio ABRE destaca iniciativas que agregam valor ao produto exportado, com foco em inovação, eficiência logística e sustentabilidade. Reconhecida pela inovação e desempenho de suas soluções para diferentes setores, a Termotécnica já foi premiada em quatro edições anteriores e mantém-se como referência no cenário nacional.
Na edição 2025, a solução premiada foi desenvolvida em parceria com a VMG Aires para substituir racks metálicos e caixotes de madeira utilizados anteriormente na operação da empresa, que geravam custos com fretes de retorno, maior peso no transporte e risco de avarias.
O novo rack modular em EPS oferece proteção individualizada aos produtos, permite empilhamento seguro e amplia a capacidade de carga, tanto no mercado nacional quanto no internacional.
Inovação e ganhos logísticos
O destaque do projeto está no ganho de cubagem: antes, para exportar 20 unidades de ar-condicionado automotivo, o cliente precisava de um contêiner de 40 pés mais um de 20 pés. Com a nova solução em EPS, é possível alocar as 20 unidades em apenas um contêiner de 40 pés, garantindo um ganho superior a 40% no volume da carga exportada.
No mercado interno, também houve avanços. Enquanto os racks metálicos acomodavam 35 produtos em um caminhão sider, a nova embalagem em EPS comporta 40 unidades, resultando em 14% de ganho de cubagem. Além disso, a eliminação dos racks metálicos retornáveis reduziu custos de frete de retorno e o consumo de combustível, aumentando a eficiência e a sustentabilidade da operação.
Valor agregado e sustentabilidade
Além dos benefícios econômicos, a embalagem reforça o compromisso da Termotécnica e de seu cliente com a sustentabilidade. A substituição de madeira e metal por EPS reciclável reduz o consumo de recursos naturais e diminui a emissão de gases de efeito estufa associados ao transporte.
“Este prêmio reforça nosso papel como parceiros estratégicos da indústria, desenvolvendo soluções que unem eficiência logística, inovação em design e responsabilidade socioambiental”, destaca o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
Para o gerente administrativo da VMG Aires, William Salvador, essa parceria representa mais do que uma mudança de modelo de embalagem. “Ela é um marco no fortalecimento do compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. A escolha da Termotécnica como parceira foi decisiva para viabilizar a transição dos racks metálicos e caixas de madeira para uma solução mais leve, eficiente e reciclável, que diferencia a nossa marca no segmento de climatização automotiva”, afirma.
Termotécnica tem histórico de muitas conquistas no Prêmio ABRE
A Termotécnica é presença constante entre os finalistas e vencedores da maior premiação de embalagens do Brasil. Já conquistou cinco troféus em quatro edições, sendo os mais recentes com a embalagem modular de EPS para bebidas GoPack, que recebeu Ouro na categoria “Design Estrutural: Forma” e Prata na categoria “Estratégico: Soluções para Varejo e E-commerce”.
Após vencer o Prêmio ABRE 2018 com a conservadora DaColheita para Cumbucas de Frutas, a Termotécnica qualificou-se a concorrer ao Prêmio WorldStar 2019 realizado pela World Packaging Organisation, o maior reconhecimento mundial no setor de embalagens.
Entre 319 embalagens inscritas, de 35 países, a embalagem da Termotécnica venceu nas categorias Food e Save Food. A solução destacou-se por proporcionar aumento de shelf-life e garantir a redução do desperdício de alimentos em toda a cadeia logística, do produtor ao consumidor final, inclusive na exportação das frutas brasileiras para mercados como Canadá, Europa e Ásia.
Com mais de 100 marcas e patentes registradas ao longo de mais de 60 anos, a empresa é protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras para embalagens e componentes técnicos nos segmentos de alimentos, bebidas, agronegócio, fármaco, automotivo, logística e conservação.
Sobre a VMG Aires
A VMG Aires é uma empresa 100% brasileira, situada em Joinville (SC). A empresa fabrica sistemas de climatização para ônibus urbano, rodoviário, rodoviário piso duplo e micro-ônibus e para carros fortes, ambulâncias, carros militares, vans, entre outros veículos especiais.
Em busca da eficiência e do desenvolvimento sustentável, a VMG Aires projeta e desenvolve produtos inteligentes e fáceis de operar, usando tecnologia que respeita o meio ambiente e oferece conforto aos passageiros. A aplicação de tecnologia e a qualidade dos produtos são reconhecidas no Brasil e em toda América Latina.
Fonte: Logos Conexão e Conteúdo
Simpesc nas redes sociais