1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA – Aumenta a procura por pescados e embalagens durante a Semana Santa

17 de abril de 2025
TERMOTÉCNICA – Aumenta a procura por pescados e embalagens durante a Semana Santa

Para manter a qualidade e o frescor dos peixes e frutos do mar, embalagens térmicas em EPS/isopor* ampliam a vida útil do alimento.

A Semana Santa é uma das datas mais importantes para o comércio de pescados no Brasil. Nesse período, o aumento do consumo impulsiona também a demanda por embalagens eficientes, essenciais para o armazenamento, transporte e conservação de peixes e frutos do mar.

Dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR) revelam que o consumo de peixes no país cresceu 53% nos últimos 10 anos — uma média de 5,3% ao ano. Isso evidencia uma mudança nos hábitos alimentares do brasileiro, que vem optando cada vez mais por proteínas como a do peixe, em detrimento de aves, suínos, bovinos, ovos e leite.

Para atender a essa crescente demanda e garantir o frescor dos produtos até o consumidor final, soluções como as conservadoras térmicas Icebox, produzidas pela Termotécnica em EPS (poliestireno expandido, conhecido comercialmente como isopor*), vêm ganhando destaque. Leves, práticas, resistentes à umidade e com excelente capacidade de isolamento térmico, essas embalagens evitam a transferência de odores e sabores, além de prolongarem a vida útil dos alimentos.

Com um portfólio que oferece mais de 20 modelos e capacidades de até 240 litros, as conservadoras Icebox se adaptam a diferentes demandas do setor pesqueiro e da cadeia de frio. Seu desempenho térmico e sua robustez garantem a integridade dos produtos mesmo em processos logísticos longos e complexos, o que é crucial para exportações e grandes centros de distribuição.

Sustentabilidade e eficiência na mesma embalagem

Além do desempenho técnico, a sustentabilidade das embalagens também tem ganhado relevância no processo de escolha. O EPS é 100% reciclável e contribui para a redução da pegada de carbono, promovendo a circularidade do material e diminuindo perdas e desperdícios ao longo da cadeia logística.

“A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental estão no centro das decisões de consumo e negócios. Estamos comprometidos com essa agenda e desenvolvemos soluções alinhadas às novas demandas do mercado”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Outro diferencial importante é a leveza do EPS, que reduz significativamente os custos logísticos, sobretudo no transporte aéreo, muito utilizado na exportação de pescados refrigerados ou congelados.

Mais do que uma solução de embalagem, as conservadoras Icebox representam um avanço na conservação de alimentos, oferecendo segurança, eficiência e sustentabilidade, sendo qualidades indispensáveis para um setor que cresce ano após ano.

*Isopor é uma marca registrada de terceiro.

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: