1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA – Completando um ano do Programa Condomínio Sustentável

12 de abril de 2024
TERMOTÉCNICA – Completando um ano do Programa Condomínio Sustentável

A Termotécnica, uma das principais fabricantes de soluções de embalagens de EPS (mais conhecido como Isopor*) e maior recicladora deste material do país, está completando o primeiro ano do Programa Condomínio Sustentável.

Sede da companhia, Joinville/SC foi a cidade escolhida para ser piloto do programa que apresenta soluções aos condomínios parceiros para implementação de um sistema de educação, orientação e auxílio referente ao descarte de resíduos recicláveis.

Em parceria com a Domus Condomínios, cerca de 200 condomínios de Joinville e região já foram impactados por esta iniciativa sustentável. A partir destes resultados do projeto piloto, a Termotécnica pretende ampliar o projeto para outras cidades e estados.

Com o slogan “Cidadão responsável mora em condomínio sustentável” o programa apresenta alternativas para colocar em prática a reciclagem, visando principalmente um dos resíduos que mais gera dúvidas na hora do descarte: o EPS – poliestireno expandido. Composto por 98% ar, o EPS é um tipo de plástico que pode ser totalmente reciclado e transformado em novos produtos.

Os condomínios que aderem ao Programa Condomínio Sustentável recebem material orientativo para auxiliar os proprietários, seus colaboradores e mesmo os visitantes, no descarte correto deste material. Também são reconhecidos com o selo do programa, visando promovê-lo e diferenciá-lo dos demais.

O seu condomínio ainda não faz parte do programa? Para participar basta fazer contato com a Termotécnica através do Whatsapp: 47 9 9994 1113, informando sobre o Condomínio Sustentável.

Termotécnica: inovação com sustentabilidade

Maior fabricante de soluções de embalagens em EPS da América Latina – com sede em Joinville e fábricas em 5 estados -, a Termotécnica desenvolve desde 2007 o Programa Reciclar EPS, antecipando-se à PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Neste período, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã.

Todo esse montante de sucata de EPS que volta para a Termotécnica é transformado em nova matéria-prima de origem reciclada comercializada pela companhia para outras empresas do mercado com a marca REPOR e utilizada para fabricação de rodapés, réguas, cachepôs, solas de sapato, entre outras inúmeras aplicações. Essa operação de logística reversa e economia circular realizada pela Termotécnica é tão relevante que posiciona Joinville como a cidade que mais recicla EPS no país.

Marcando o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade, o Programa Reciclar EPS vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão sócio-produtiva de famílias de baixa renda que vivem desta cadeia de reciclagem.

Para ampliar o volume de captação do material a ser reciclado, a Termotécnica vem buscando expandir a cobertura do Programa Reciclar EPS no país. Conta com uma rede de parceiros como cooperativas e associações de recicladores, gerenciadores de resíduos e prefeituras, entre outras, de forma a reforçar a conscientização para a destinação correta, reciclagem e reintrodução do EPS pós-consumo e pós-industrial na cadeia produtiva.

A iniciativa gera empregos diretos nas unidades da Termotécnica e conta com cooperativas, gestores de resíduos e geradores diretos parceiros no país. O que impacta na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias em todo o país e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem.

“Também iniciamos um processo de reconhecimento às cooperativas de reciclagem e ampliamos nossas parcerias, gerando emprego e renda para os trabalhadores deste segmento e suas famílias”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico e que vem sendo há mais de duas décadas, um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

Organizações públicas e privadas que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br). O site foi criado para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo. Ali há informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país.

Confira neste vídeo como acontece o processo desenvolvido pela Termotécnica para transformar embalagens de EPS pós-consumo no REPOR, nova matéria-prima de origem 100% reciclada.

Compromisso com a agenda 2030 da ONU

Como signatária do Movimento Nacional ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, a Termotécnica reforça a sua atuação responsável e sustentável junto ao mercado, clientes, colaboradores e sociedade, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030.

A atuação da Termotécnica tem especial alinhamento e compromisso com o ODS 12, relativo à Produção e Consumo Sustentáveis, onde as metas fixadas para o ano 2030 são: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas e de abastecimento e reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

* Isopor é uma marca registrada de empresa terceira

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: