1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TIGRE, Unipar e Biosaneamento levam serviço básico de saneamento à comunidade da região metropolitana de São Paulo (SP)

13 de dezembro de 2023
TIGRE, Unipar e Biosaneamento levam serviço básico de saneamento à comunidade da região metropolitana de São Paulo (SP)

Projeto piloto de sistema de esgoto descentralizado beneficia 30 famílias na comunidade Jardim Planteucal.

São Paulo, 13 de dezembro de 2023 – A Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil, infraestrutura e cuidado com a água, em parceria com a Unipar, Prefeitura de Ribeirão Pires e com a ONG Biosaneamento, celebrou hoje (12) a inauguração do projeto de acesso ao tratamento de esgoto para 30 famílias moradoras do Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires (SP).

Com o propósito de viabilizar o acesso ao tratamento de esgoto dos moradores da região, o projeto consiste na instalação de um sistema de tratamento descentralizado no bairro, sendo um modelo alternativo de saneamento para a área, de baixo custo em relação ao tradicional e de fácil implementação.

“Temos como objetivo ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável e, projetos como este, reforçam nossa atuação neste sentido. Mobilizamos nosso ecossistema para potencializar cada ação promovida e este é o primeiro resultado de muitos que ainda virão no tema saneamento”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

“Nosso intuito com o projeto piloto no Jardim Planteucal é mostrar que esse modelo pode ser replicado em outras comunidades e beneficiar mais famílias pelo Brasil. Nossa proposta é disruptiva e relevante, podendo ser adotada por grandes companhias de saneamento básico e municípios para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, completa Russomanno.

No âmbito do saneamento, a Unipar é referência porque lidera a produção de cloro e possui a segunda maior operação em PVC na América do Sul – dois insumos básicos para o setor. A companhia participa ativamente de uma revolução na democratização do saneamento a partir do novo marco do setor que estabelece metas de universalização de atendimento com 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

“A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos e primeiro valor da companhia para amplificar nossa agenda visando um futuro viável, com qualidade de vida para todos. Essa iniciativa apoia o ODS 6 da ONU, contribuindo com a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento e impactará positivamente a vida destas famílias, que passarão a ter acesso a um serviço que gera melhoria nos quesitos social e ambiental”, ressalta Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.

Os 15 sistemas utilizados no projeto piloto, chamados Unifams, são produtos revolucionários da Tigre, conhecidos por sua montagem totalmente industrializada, facilidade e agilidade na instalação. Eles desempenharão um papel crucial ao coletar resíduos nas residências, tratar o esgoto e realizar o descarte apropriado, oferecendo uma solução eficiente e moderna para as necessidades de saneamento na comunidade.

A Unifam é uma tecnologia inovadora e patenteada pela Tigre, que não gera lodo para o descarte, possibilita que a água tratada seja lançada nos lençóis freáticos sem prejuízo ambiental, além de não produzir odor e ainda ter uma manutenção fácil e com custos acessíveis. “Nossa meta é transformar comunidades e levar saneamento básico a locais sem acesso à rede pública de esgoto.

A Unifam é um completo sistema de tratamento de esgoto doméstico familiar inédito no Brasil e com esta solução queremos ajudar a mudar vidas e o cenário que o país vive hoje. Faz parte da nossa missão oferecer ao mercado um produto acessível em todos os aspectos e vamos unir forças para que mais pessoas tenham a possibilidade de viver em um ambiente com esgoto tratado e livre de doenças e contaminações”, diz Ewerton Garcia, diretor da Tigre Água e Efluentes.

Até então, o esgoto na região era despejado sem tratamento e diretamente no córrego que passa pela comunidade. Com a implantação do novo sistema de saneamento, os resíduos serão tratados e se tornarão menos poluentes, chegando a 90% de pureza, dentro dos mais altos níveis e melhores práticas em projetos de saneamento.

O tratamento contribuirá com o processo de revitalização e despoluição do córrego, trazendo mais qualidade de vida para a comunidade e diminuindo o impacto ambiental. Vale ressaltar que a comunidade do Jardim Planteucal está instalada em uma área de mananciais e que, tratando os resíduos dessa área, o projeto piloto está contribuindo para a melhoria da qualidade da água da Represa Bilings, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas.

A iniciativa no Jardim Planteucal integra um conjunto de projetos voltados para a promoção do saneamento que somente são possíveis após a realização de análises das melhores soluções para cada comunidade, bem como estudos técnicos, demográficos e avaliações das necessidades locais.

Para isso, a Unipar conta com a expertise e parceria da ONG Biosaneamento – organização que, há 5 anos, leva a universalização do saneamento básico para comunidades informais do Brasil, com mais de 2 mil pessoas atendidas. “Este é um projeto disruptivo, com implementação em um tempo absolutamente reduzido, trazendo menos desgaste para a comunidade com as obras. É um projeto com uma articulação plural, em colaboração conjunta da Prefeitura de Ribeirão Pires e iniciativa privada”, comenta Luiz Fazio, presidente da ONG Biosaneamento.

Sobre o Grupo Tigre

Com uma história de 82 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, infra, saneamento, de irrigação e industrial.

Presente em cerca de 30 países, conta com 5 mil profissionais, 11 unidades de negócios no Brasil e 11 no exterior: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, ADS Tigre (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).

Fonte: Grupo Tigre

 
 


somos afiliados: