1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

ICRH e UNICEF renovam parceria para levar água, saneamento e higiene para crianças e adolescentes de Manaus

21 de março de 2023
ICRH e UNICEF renovam parceria para levar água, saneamento e higiene para crianças e adolescentes de Manaus

O braço social do Grupo Tigre apoiará escolas com menor índice de cobertura relacionada ao acesso à serviços de esgotamento sanitário ou banheiros adequados para o uso seguro no Amazonas.

São Paulo, março de 2023 – O acesso a água potável e ao saneamento são direitos humanos, sem ele, uma série de problemas prejudicam o desenvolvimento de crianças e adolescentes em idade escolar. No Amazonas, 71,4% dos meninos e das meninas são privados de saneamento – ou seja, vivem em casas com banheiro compartilhado ou fossa rudimentar, ou em casa sem banheiro ou com vala a céu aberto.

Além disso, 16,7% de crianças e adolescentes estão privados do acesso a água segura – ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte ou nascente, ou não recebem água canalizada e tem apenas água da chuva ou sem procedência desconhecida, segundo o estudo.

“As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2023. São milhares de crianças sem água para beber, sem fazer a higiene e mais, sem o necessário para viver e aprender com dignidade.

O ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen), braço social do Grupo Tigre, apoiará sete escolas com menor índice de cobertura relacionada ao acesso à serviços de esgotamento sanitário ou banheiros adequados para o uso seguro na região periférica de Manaus (AM), localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, território contemplado pela iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, beneficiando diretamente mais de 3.800 crianças e adolescentes.

No ano passado, a parceria com o UNICEF atendeu cinco estados das regiões norte e nordeste através da doação de pias, como parte do compromisso da companhia de cuidar da água para garantir a qualidade de vida das pessoas.

“Essa parceria com o UNICEF tem sido importantíssima para o ICRH e Grupo Tigre, que assumiram os seus papéis como grandes apoiadores do acesso à água no Brasil. Identificamos diariamente oportunidades, em especial pelo Marco do Saneamento, de levar água potável e saneamento à população mais vulnerável, em especial às crianças e jovens. Fazer parte disso é o nosso compromisso diário”, afirma Otto von Sothen, presidente da Tigre e conselheiro consultivo do UNICEF Brasil.

A escolha por trabalhar neste território partiu de um conjunto de indicadores (água e saneamento, educação, assistência social, saúde, nutrição) identificados pelo UNICEF, o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus, a fim de fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

“A falta de acesso adequado a água potável e saneamento impacta diretamente crianças e adolescentes mais vulneráveis. Ter acesso a água de qualidade e banheiros é fundamental para que meninas e meninos possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde, além de promover a dignidade de pessoas que menstruam”, explica Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil.

O projeto contará ainda com uma capacitação para gestores escolares sobre acesso ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) – programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para disponibilizar recursos para intervenções de infraestrutura nas escolas que levam um componente WASH (sigla para água, saneamento e higiene, em inglês) para dar ainda mais sustentabilidade ao projeto, uma vez que a escola poderá submeter um pedido de recebimento de recursos.

Acompanhe essa história:
https://www.youtube.com/watch?v=FTpZW8tTwqw&t=26s

Sobre o Grupo Tigre

Com uma história de 81 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial.

Presente em cerca de 30 países, conta com 5,5 mil funcionários, 11 plantas no Brasil e 13 no exterior: Argentina (1), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).

Sobre o ICRH

O Instituto Carlos Roberto Hansen foi fundado em 30 de outubro de 2003. Braço social do Grupo Tigre, carrega uma bagagem gigante de aprendizados, parcerias e ações realizadas. Tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.

Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que coloca em primeiro lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade.

Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH. Em 19 anos, investiu R$ 67 milhões em 7,2 mil projetos, que beneficiaram 5,8 milhões de pessoas.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – TIGRE  – Engaje! Comunicação

 
 


somos afiliados: