1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA une-se ao Projeto Recicla Cidade, em Guarujá/SP, para viabilizar a reciclagem de EPS/isopor*

27 de fevereiro de 2023
TERMOTÉCNICA une-se ao Projeto Recicla Cidade, em Guarujá/SP, para viabilizar a reciclagem de EPS/isopor*

Companhia apoia a iniciativa comprando o material das cooperativas de reciclagem em prol da geração de renda, preservação ambiental e economia circular.

A Termotécnica, uma das maiores indústrias de embalagens da América Latina, líder no segmento de EPS no Brasil e pioneira na reciclagem de isopor*, em parceria com o programa Isopor® Amigo, que promove a integração entre empresas do setor plástico preocupadas com o correto descarte deste material, unem-se ao projeto Recicla Cidade, em Guarujá, no litoral paulista.

O Recicla Cidade, que é patrocinado pela Rede pela Circularidade do Plástico, acumula 17 iniciativas de troca de plástico, com mais de 30 toneladas de recicláveis recuperados por meio de ações de sensibilização e educação ambiental.

Com o ingresso da Termotécnica como apoiadora, agora o projeto também direciona esforços para um tipo de plástico que até então não estava sendo reciclado no Guarujá: o isopor*.

O Recicla Cidade é mais uma parceria que a Termotécnica vem desenvolvendo há quase duas décadas para transformar o EPS – mais conhecido como isopor* – um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão socioprodutiva de famílias de baixa renda que vivem desta cadeia de reciclagem.

Como resultado dessa união, o Guarujá passa a gerar mais renda para Cooperados de Reciclagem e valoriza a destinação do isopor* retirado do litoral.

Em conjunto, são realizadas iniciativas de incentivo à reciclagem e de educação ambiental para munícipes e turistas em prol da destinação correta do isopor*, além do estímulo à retirada de resíduos deste material dos mares.

Por meio de ações de gamificação, a parceria conta com a mobilização de diversos influenciadores do Guarujá, condomínios e mais de 52 quiosques sustentáveis da praia da Enseada, além do apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Guarujá (SEMAM).

Para saber mais, acesse o site: https://linktr.ee/reciclouganhou

Termotécnica amplia parcerias do Programa Reciclar EPS em cidades de todo o país a exemplo de Guarujá

Desde 2007, quando iniciou o Programa Reciclar EPS a Termotécnica já recuperou mais de 44 milhões de kgs de EPS pós-consumo, o que representa 1/3 do material reciclado no mercado. Mas há muito potencial para ampliar ainda mais esses resultados.

Para aumentar o volume de captação do material a ser reciclado, a Termotécnica vem buscando expandir a cobertura do Programa Reciclar EPS no país. Conta com uma rede de parceiros como cooperativas e associações de recicladores, gerenciadores de resíduos e prefeituras, entre outras, de forma a reforçar a conscientização para a destinação correta, reciclagem e reintrodução do EPS pós-consumo e pós-industrial na cadeia produtiva.

Atualmente o Reciclar EPS gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de recicladores parceiras no país, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias.

“Sendo uma importante fonte de renda de recicladores autônomos e associações, com esse trabalho aumentamos a demanda, valorizamos e ampliamos os ganhos destas famílias”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, empresário do setor plástico e que vem sendo há mais de duas décadas, um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

O ciclo de reciclagem das embalagens em EPS pós-consumo inicia na logística reversa junto aos produtores, distribuidores e varejistas e também inclui o consumidor final, chega nas cooperativas de reciclagem onde o EPS coletado retorna para as fábricas da Termotécnica em Joinville (SC), Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Ali passa por um processo de retirada do ar e se transforma em uma nova matéria-prima, denominada Repor® – marca de poliestireno reciclado da Termotécnica. A Termotécnica revende o Repor® para empresas que fabricam artigos como rodapés, molduras, solados de sapatos, cachepôs, réguas, decks para piscinas, entre outros produtos.

“Todos nós, como sociedade, precisamos estar conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem, seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. Mas para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições para esta destinação correta dos materiais, com um sistema de gestão de resíduos, de coleta e reciclagem como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, conclui Albano Schmidt.

Quais os meios para a população reciclar o EPS?

Ainda são poucas as pessoas que sabem que o EPS pode ser totalmente reciclado. E ainda menos consumidores sabem como destinar corretamente aquela embalagem que protege a TV, o refrigerador ou as caixas que acondicionam frutas, alimentos e medicamentos.

Para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo, a Termotécnica lançou o portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br). Quem acessar o portal terá informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país. Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no site.

Ainda para ampliar as estratégias de comunicação para a reciclagem do EPS, a Termotécnica vem utilizando as redes sociais. No Instagram da companhia (@termotecnicabr), por exemplo, semanalmente são postados vídeos que passam essa mensagem adiante, sempre de uma maneira leve e descontraída.

*isopor é marca registrada de empresa terceira

Fonte: Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: