1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA conquista Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade pela terceira vez

09 de novembro de 2022
TERMOTÉCNICA conquista Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade pela terceira vez

Nesta edição a companhia foi premiada na categoria Logística Reversa – Transformador, com o case Ecogel Repor®

A Termotécnica conquistou novamente o primeiro lugar no Prêmio Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade 2022, com a cerimônia de entrega realizada nesta terça-feira, dia 8, em Caxias do Sul (RS) e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Nesta edição, a companhia foi premiada na categoria Logística Reversa – Transformador, com o case Ecogel Repor®. O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, reconheceu e agradeceu a grande parceria com a Unigel e a Electrolux que viabilizou tecnicamente o Repor® na economia circular.

“Esse prêmio é importantíssimo porque divulga e reconhece nosso desafio de introduzir esse material pós-consumo no processo produtivo das grandes indústrias que consomem nossas embalagens utilizando a matéria-prima de origem reciclada em novas aplicações”, comemora.

O caso do sucesso premiado apresenta a parceria da Termotécnica com a Unigel para transformar embalagens em EPS pós-consumo em matéria-prima reciclada para produção de peças técnicas de eletrodomésticos da Electrolux. Ou seja, o EPS que embala e protege um refrigerador, após seu consumo é coletado e reciclado pela Termotécnica que transforma em nova matéria-prima comercializada com a marca Repor®.

Por sua vez, o Repor® é um componente que a Unigel incorpora na produção do Ecogel®, matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas de produtos.

“Na produção do nosso Ecogel®, o Repor® da Termotécnica é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados a novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos”, comenta o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

Desta forma, Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável. “Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular.

Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, da Termotécnica.

Sobre a Termotécnica e o ciclo de reciclagem do EPS (isopor*)

Maior fabricante de embalagens em EPS do país, a Termotécnica desenvolveu uma cadeia de logística reversa e reciclagem, ampliando o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para circularidade do material e preservação do meio ambiente.

Por meio do Programa Reciclar EPS a Termotécnica agrega clientes, varejistas, concorrentes, fornecedores, importadores, cooperativas e consumidores para realizar de forma integral uma logística reversa das embalagens pós-consumo.

O ciclo de reciclagem das embalagens em EPS pós-consumo inicia na logística reversa junto aos produtores, distribuidores e varejistas e também inclui o consumidor final, chega nas cooperativas de reciclagem onde o EPS coletado retorna para as fábricas da Termotécnica em Joinville (SC), Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Ali passa por um processo de retirada do ar e se transforma em uma nova matéria-prima, denominada Repor® – marca de poliestireno reciclado da Termotécnica. A Termotécnica revende o Repor® para empresas que fabricam artigos como rodapés, molduras, solados de sapatos, cachepôs, réguas, decks para piscinas, entre outros produtos.

Quais os meios para a população reciclar o EPS

Para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo, a Termotécnica está lançando o portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br).

Quem acessar o portal terá informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país. Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no site.

No portal também são apresentados mitos e fatos sobre a reciclagem do EPS e os números do programa. Desde 2007, quando foi lançado pela Termotécnica, o Programa Reciclar EPS já recuperou e reciclou mais de 44 mil toneladas de EPS pós-consumo, o que representa cerca de 1/3 de todo material reciclado no mercado.

Gera cerca de 100 empregos diretos nas unidades da Termotécnica em 5 estados e conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras no país. O que impacta diretamente na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem.

* isopor é uma marca registrada por terceiros

Fonte: Assessoria de Imprensa da Termotécnica – Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: