1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

KRONA apoia projeto que leva água a famílias no Vale do Araguaia

01 de novembro de 2022
KRONA apoia projeto que leva água a famílias no Vale do Araguaia

Levar água às pessoas está na essência da Krona e na principal razão da parceria da empresa com o Projeto Águas de Maria, que atende famílias de assentamentos agrícolas do Vale do Araguaia, na divisa do Tocantins com o Pará.

A iniciativa, liderada desde 2021 por quatro amigos paulistanos, trabalha com o modelo do poço coletivo, para viabilizar a vida e a produção no campo, fortalecendo e trazendo a esperança de volta para as comunidades locais, afetadas por longos períodos de estiagem.

O primeiro poço perfurado teve vazão de 35.000 litros de água por hora e a primeira caixa d’água de 20 mil litros já foi instalada e contou com a doação de mais de 3,5 km de tubos da Krona.

Tudo começou quando Marcos Bicudo, Christian Artsen, Fred Fernandes e Guilherme Tiezzi estiveram juntos na Fazenda do Futuro, em julho de 2021, onde conheceram Maria de Jesus dos Santos Borges e sua história como mulher agroempreendedora e moradora de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Decidiram, então, investir do próprio bolso para a construção de um poço para atender a trabalhadora e alguns de seus vizinhos.

Apesar da abundância de rios e águas, os assentamentos da região sofrem a cada ano com cinco meses de completa estiagem. Boa parte das mais de 600 famílias que vivem em 10 assentamentos acompanha seus poços perfurados no passado secando e impossibilitando a produção agropecuária mesmo em escala familiar.

Os recursos e materiais recebidos pelo Projeto Águas de Maria, com apoio da Krona, são destinados à Rural e Natural, uma cooperativa de famílias agroempreendedoras articuladas em rede para produzir de forma integrada e comercializar de forma colaborativa produtos rurais e naturais oriundos de pequenos produtores locais.

Com meta de chegar a 200 famílias com pelo menos 10 poços comunitários, o projeto tem impacto direto em pelo menos quatro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, inovação e infraestrutura.

“Após a volta da água e do amadurecimento do modelo de governança coletiva, daremos início aos projetos de implementação de agroflorestas integradas a criação de animais, tudo em nome do bem viver e da harmonia com a natureza”, anuncia Guilherme Tiezzi, empreendedor da Fazenda do Futuro e atual presidente da Cooperativa Rural e Natural.

“Estou muito feliz. Agora posso plantar e criar”, relata, emocionada, Maria. “É uma benção de Deus, pois há quatro anos era sofrimento e falta de água. Agora, não”, conta Fernando, marido de Maria.

“Fazer a vida fluir é o que move a Krona e o Projeto Águas de Maria reflete exatamente essa visão da empresa. Ao levar água a quem precisa para produzir e viver melhor, estamos contribuindo, ao lado dos idealizadores do projeto, com um país mais solidário e feliz”, conclui Gustavo Sousa, Diretor Comercial e de Marketing da Krona.

Para maiores informações sobre o projeto, como participar, formas de como fazer sua doação ou até agendar uma visita, entre no site https://apoia.se/aguasdemaria ou através do whattsapp (11) 991876028.

Fonte: Krona Tubos e Conexões

 
 


somos afiliados: