1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA vai compartilhar experiência em economia circular com comunidade durante a Semana Lixo Zero Joinville

20 de outubro de 2022
TERMOTÉCNICA vai compartilhar experiência em economia circular com comunidade durante a Semana Lixo Zero Joinville

Há mais de uma década construindo uma rede de parceiros para logística reversa e reciclagem de embalagens pós-consumo no Brasil e no exterior, a Termotécnica irá compartilhar essa experiência com cooperativas, entidades de classe, estudantes e a comunidade em geral durante a Semana Lixo Zero Joinville 2022.

A companhia é parceira do Coletivo Lixo Zero desde a primeira edição, em 2014. “Neste ano, reforçamos nossa presença com uma programação voltada para a conscientização e a construção de valor que o ‘lixo que não é lixo’ pode promover no incremento da renda e na valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem e em outras cadeias produtivas, com a matéria-prima gerada por meio da reciclagem dos materiais pós-consumo”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

As atividades da Termotécnica relativas à Semana Lixo Zero, que somam cerca de 10 iniciativas, serão desenvolvidas entre os dias 22 e 30 de outubro e também envolverão os colaboradores da empresa. Durante todo esse período a companhia irá disponibilizar um ponto de Coleta de EPS/Isopor* na ADE – Associação Desportiva Embraco – e, ao final da Semana Lixo Zero, fará o recolhimento para reciclagem.

No 25, terça-feira, às 14 horas, a Termotécnica receberá na sua unidade de reciclagem, em Pirabeiraba, a visita dos alunos do 2º ano da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva. Os estudantes acompanharão todo o processo de transformação das embalagens pós-consumo em uma nova matéria-prima (REPOR) que a Termotécnica fornece para fabricantes de rodapés, molduras, peças técnicas, entre outros.

Na quarta e quinta-feira, 26 e 27 de outubro, a companhia irá participar de uma atividade de DesignLab com cooperativas de reciclagem do município. O objetivo é encontrar soluções que possam ser implementadas para melhorar aspectos de saúde e segurança do trabalho e eficiência da produção destas associações de recicladores.

A Termotécnica faz a compra do EPS pós-consumo destas cooperativas de reciclagem garantindo emprego e renda aos associados. Com isso, vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão sócio-produtiva de famílias de baixa renda que vivem desta cadeia de reciclagem.

Ainda no dia 26, a companhia participa da palestra na OAB Joinville com o tema “A Autorresponsabilidade na gestão de resíduos em condomínios”, com organização da Comissão de Direito Condominial e Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico, ambos da OAB/SC – Subseção Joinville. O objetivo é repensar as atitudes na gestão de resíduos para contribuir para uma Cidade Lixo Zero.

No dia 27, a Termotécnica realizará a capacitação dos operadores da Ambiental – empresa responsável pela coleta seletiva de resíduos recicláveis de Joinville. A ideia é buscar, de forma conjunta, o entendimento dos principais entraves e soluções para aumentar a eficiência na reciclagem do isopor na cidade.

A empresa participa da Parada da Reciclagem na sexta-feira, dia 28, no 3º piso do Shopping Mueller. A intervenção para o público participante terá dinâmicas de separação correta dos recicláveis com distribuição de brindes. O objetivo é conscientizar a comunidade para a correta destinação destes materiais.

Os funcionários da Termotécnica, que são os grandes porta-vozes e disseminadores desta conscientização ambiental, também serão impactados por ações direcionadas exclusivamente ao público interno.

No dia 26 será realizado o Balcão Lixo Zero, com exposição de iniciativas no conceito Lixo Zero e detalhes da reciclagem do EPS. E no dia 27 os profissionais que são voluntários da Termotécnica nas ações para a comunidade passarão por uma capacitação e certificação no conceito Lixo Zero.

Portal Sou Reciclável desmistifica e incentiva a prática da reciclagem

Ainda são poucas as pessoas que sabem que o EPS – mais conhecido como isopor* – pode ser totalmente reciclado. E ainda menos consumidores sabem como destinar corretamente aquela embalagem que protege a TV, o refrigerador ou as caixas que acondicionam frutas, alimentos e medicamentos. Para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo, a Termotécnica desenvolveu o portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br).

Quem acessar o portal terá informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país. Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no site.

Termotécnica é referência nacional em economia circular

Na última década, vem aumentando a pressão para que as empresas em toda a cadeia de produção e consumo realizem a logística reversa e reciclagem dos resíduos pós-consumo, fazendo a economia circular acontecer na prática. Em 2007 lançou o Programa Reciclar EPS, antecipando-se à PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com este trabalho pioneiro a Termotécnica vem sendo reconhecida no Brasil e no mundo por sua contribuição para dar nova vida às embalagens pós-consumo de EPS, mais conhecido como isopor.

Neste período, a empresa já recuperou mais de 44 milhões quilos de EPS pós-consumo, o que representa 1/3 do material reciclado no mercado. “Todos nós, como sociedade, temos que estar conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem, seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação.

Mas para isso é preciso também que os agentes públicos e privados ofereçam condições para esta destinação correta dos materiais, com um sistema de gestão de resíduos, de coleta e reciclagem como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, que há quase duas décadas vem sendo um promotor da causa da logística reversa, da reciclagem e da economia circular.

Atualmente o Programa Reciclar EPS gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1,2 mil Pontos de Coleta e 300 cooperativas de recicladores parceiras no país, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias.

Nos anos de 2019 e 2020, a Termotécnica adquiriu 3.500 toneladas de EPS pós-consumo, gerando uma receita de R$ 4,2 milhões – dos quais cerca de R$ 600 mil pagos diretamente a cooperativas de catadores. “Sendo a única fonte de renda de recicladores autônomos e associações, com esse trabalho aumentamos a demanda, valorizamos e ampliamos os ganhos destas famílias”, afirma.

Para ampliar o volume de captação do material a ser reciclado, a Termotécnica vem buscando expandir a cobertura do Programa Reciclar EPS no país. Conta com uma rede de parceiros como cooperativas e associações de recicladores, gerenciadores de resíduos e prefeituras, entre outras, de forma a reforçar a conscientização para a destinação correta, reciclagem e reintrodução do EPS pós-consumo e pós-industrial na cadeia produtiva.

*isopor é uma marca registrada de empresa terceira

Fonte: Assessoria de Imprensa da Termotécnica – Logos Conexão e Conteúdo

 
 


somos afiliados: