1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

EM EVENTO COM LIRA, setor empresarial defende independência e harmonia entre poderes

29 de abril de 2022
EM EVENTO COM LIRA, setor empresarial defende independência e harmonia entre poderes

Falando em nome do Conselho das Federações Empresariais (Cofem), presidente da FIESC destacou a importância do Legislativo, porque ele traduz em leis a vontade popular, que deve ser respeitada; e defendeu a livre iniciativa e a liberdade, como o único caminho para o desenvolvimento econômico e social.

Florianópolis, 28.4.2022 – Em evento com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância do Poder Legislativo, afirmando que ele traduz em leis a vontade popular, que deve ser respeitada. “Importante frisar: a vontade do povo, por meio da legislação; não a vontade dos intérpretes da lei”, afirmou Aguiar, que falou em nome do Conselho das Entidades Empresariais de Santa Catarina (Cofem).

::: Clique aqui para acessar à cobertura fotográfica

AS PERSPECTIVAS DO PODER LEGISLATIVO PARA O ANO DE 2022

“O Brasil vive um momento de extrema polarização, tanto partidária, quanto nas instituições da República”, disse o industrial. “Nesse contexto, é importante relembrar a necessidade da harmonia e independência entre os poderes, prevista em nossa Constituição.

Elas são fundamentais para que os brasileiros, suas organizações e suas empresas possam seguir progredindo na busca por dias melhores. Pois todo poder emana do povo, pelo povo e para o povo”, ressaltou. O presidente da FIESC também defendeu a livre iniciativa e a liberdade, que, em sua análise, formam o único caminho para o desenvolvimento econômico e social.

No evento, o Cofem entregou ao deputado Arthur Lira documento contendo as pautas que o setor produtivo catarinense considera fundamentais para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do estado e do país – reforma administrativa, valorização do código florestal (aplicando-o ao bioma mata atlântica), desoneração da folha de pagamentos, simples trabalhista, parcelamento de débitos trabalhistas, mecanismos para a regularização fiscal, aumento do limite do simples nacional e o programa especial de regularização tributária (clique aqui para ler o detalhamento das pautas).

“Necessitamos de mudanças, para as quais o setor empresarial de Santa Catarina pede o seu apoio”, pontuou.

Após apresentar as potencialidades, indicadores de desenvolvimento e desafios de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar voltou a enfatizar a forma injusta como o Estado é tradicionalmente tratado pelo poder central.

“Santa Catarina contribui muito para o desenvolvimento do Brasil, apesar de não receber de Brasília a justa retribuição que sua população merece. Temos demandas importantes para melhorar o ambiente de negócios, que precisa ser favorável, para que o setor produtivo possa continuar ajudando o País a crescer”, frisou.

“A recuperação econômica não será feita apenas pelo estado, daí a importância do diálogo entre os setores público e empresarial”, destacou o deputado Artur Lira. “Nunca a união e o diálogo foram tão fundamentais para o progresso e bem estar da nação”, acrescentou, em um pronunciamento em que elencou as principais ações do Poder Legislativo nos últimos anos.

Ele destacou a necessidade de dar celeridade a matérias relacionadas à simplificação do sistema tributário e à reforma administrativa. “Se tivéssemos feito a reforma há 20 anos, quando tivemos a oportunidade, talvez não estaríamos precisando de um teto de gastos atualmente”, observou. Lira garantiu que dará atenção especial, junto com a bancada catarinense, às reivindicações apresentadas pelo Cofem.

O COFEM é integrado pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: