1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INTERPLAST – De 5 a 8 de abril, na Expoville, acontece a 11ª Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico

30 de março de 2022
INTERPLAST – De 5 a 8 de abril, na Expoville, acontece a 11ª Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico

Quatro anos depois da sua última edição presencial, o evento retoma sua programação normal trazendo lançamentos, inovações e tecnologias da indústria do plástico.

Além da presença de mais de 400 marcas expositoras, a Interplast vai apresentar mais de 40 horas de conteúdo voltado aos profissionais do setor. A programação conta com jornadas e congressos técnicos, workshops, Fórum de Economia e Rodada de Negócios.

Entre os destaques apresentados nesta edição está a revolucionária tecnologia do grafeno que permite a produção de plásticos mais residentes do que o aço. Já no Espaço Recicla Plástico, o público poderá conhecer equipamentos e processos de reciclagem, produtos fabricados com matérias-primas recicladas e práticas da economia circular.

O horário de funcionamento da Interplast será das 13h às 20h e a entrada é gratuita mediante credenciamento antecipado no site do evento (https://www.interplast.com.br/credenciamento-interplast-feira-do-plastico)

Feira da indústria do plástico concentra inovações e tecnologias dos últimos quatro anos

Com a pandemia, evento bienal não foi realizado em 2020 e deve atrair visitantes de todas as regiões do Brasil e de outros países
A 11ª Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, será realizada de 5 a 8 de abril de 2022, em Joinville, SC.

Após quatro anos, sem acesso presencial aos lançamentos, inovações e tecnologias, a feira deve ser um sucesso de público, atraindo profissionais da indústria do plástico de todo o Brasil e de outros países. Na edição de 2018, os visitantes da feira vieram de 12 diferentes países, 24 estados brasileiros e 683 diferentes cidades, superando a marca de 28 mil pessoas.

“Observamos um mercado carente por inovações e tecnologias. Por mais que a interação online tenha suprido as demandas do mercado no período de pandemia, a interação presencial com os fornecedores, visualizar máquinas e equipamentos em funcionamento, conhecer as novas matérias primas e ampliar o conhecimento técnico, são fundamentais para esse momento”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

A Interplast está consolidada como um dos principais eventos do Brasil que reúne a cadeia completa do plástico no mesmo ambiente, abrangendo de fornecedores de moldes a matéria-prima, máquinas e equipamentos, além de contar com atividades simultâneas de conhecimento técnico e rodada de negócios.

A feira ocupa os 22 mil m² dos pavilhões do Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, com a presença de cerca de 400 marcas expositoras, e mais de 40 horas de conteúdo voltados aos profissionais do setor.

A Interplast é realizada em ambiente favorável ao mercado, considerando que Santa Catarina concentra um importante polo com mais de mil indústrias de transformação do plástico, destacando-se no cenário nacional como segundo polo do setor, conforme levantamento da Abiplast.

As indústrias do plástico empregam mais de 37 mil pessoas diretamente em Santa Catarina e estima-se o dobro de empregos indiretos.

Mais de 1 milhão de toneladas de plástico são processadas no estado anualmente, incluindo grandes empresas de atuação nacional e internacional, com destaque para a fabricação de peças técnicas, embalagens para conservação de alimentos e medicamentos, artigos de transporte, produtos para construção civil, autopeças, peças de eletroetrônicos, eletrodomésticos, utilidades domésticas e produtos descartáveis.

Entre os diferenciais da indústria do plástico catarinense destacam-se a mão de obra preparada e interessada na qualificação constante, assim como instituições de ensino públicas e privadas, que disponibilizam oportunidades de formação aos profissionais.

Outra característica marcante são os focos de atuação bem definidos por regiões do estado: o Sul em descartáveis, o Norte em produtos para construção civil e peças técnicas e o Oeste em embalagens. O acesso ao abastecimento de fontes energéticas, serviços de portos, qualidade de vida e investimentos em tecnologia e inovação são fatores determinantes para destacar Santa Catarina no cenário da indústria nacional.

Santa Catarina é a segunda economia que mais cresceu no país em 2021

Conforme dados apurados pelo Observatório FIESC, após o recuo na atividade econômica no ano de 2020, em decorrência da pandemia da covid-19, Santa Catarina voltou a registrar expansão em 2021.

O crescimento foi de 6,4% em relação ao ano anterior, o que mostra robustez da economia catarinense na recuperação e manutenção do crescimento pós-pandemia, além de representar o segundo maior avanço entre os estados brasileiros em 2021. No cenário nacional, o crescimento foi de 4,5% na mesma base de comparação.

Santa Catarina registrou a maior expansão do país na produção industrial em 2021, com crescimento de 10,3% em relação ao ano de 2020. A atividade industrial catarinense foi impulsionada, sobretudo, por setores de alta intensidade tecnológica. Esse resultado sustentou os níveis de produção em patamar de pré-pandemia ao longo do ano.

Mesmo com as distorções do mercado, a expansão do setor da Construção e a elevação da demanda externa por insumos industriais tiveram papel importante para o aquecimento da economia industrial catarinense.

No setor de Serviços do estado, houve expansão de 14,8% em 2021, superior ao crescimento nacional de 10,9%, com destaque nas atividades turísticas e nos serviços prestados às famílias, impactados positivamente pela retomada do fluxo de pessoas nas ruas. Apesar disso, ambas as atividades ainda se encontram em nível abaixo do pré-pandemia.

Tecnologia do grafeno deve revolucionar a indústria do segmento e permitir produzir plásticos mais resistentes do que o aço
A Messe Brasil, organizadora da Interplast, firmou parceria com a Zextec Nano, divisão da Zextec especializada em melhoria de processos industriais, com foco no desenvolvimento de nano soluções a partir do grafeno, tecnologia que permite produzir plásticos mais resistentes do que o aço.

O grafeno vem sendo considerado um material de 1001 utilidades e um dos elementos que vão revolucionar a indústria tecnológica devido a sua resistência, leveza, transparência e flexibilidade, além de ser um ótimo condutor de eletricidade.

Na prática, o grafeno é um material mais forte (200 vezes mais resistente do que o aço), mais leve e mais fino que existe (espessura de um átomo). Para se ter ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas tem a altura de 1 milímetro. Além disso, pode ser mergulhado em líquido, sem enferrujar ou danificar a composição, e é extremamente barato para ser produzido.

Na feira será apresentada a tecnologia do grafeno para polímeros, o que atribui melhores propriedades térmicas e mecânicas as peças plásticas. O uso do grafeno permite também, melhorias no processo de moldagem do próprio material, reduzindo ciclos de produção em processos de injeção. As aplicações podem ser feitas em termoplásticos, termorrígidos e elastômeros.

Em compósitos, que já tem a função de substituir outros materiais em ganhos de resistência mecânica e redução de peso, o uso do grafeno potencializa ainda mais essas propriedades. As aplicações são feitas em compósitos para prototipagem e resinas especiais.

Para aplicação em embalagens, a grande vantagem do grafeno é a propriedade bactericida. O uso de embalagens com grafeno para produtos perecíveis aumenta o tempo de armazenamento e reduz os custos de produção.

Além do estande na feira, a parceria viabilizou a realização do Seminário, no dia 6 de abril, sobre a produção tecnológica do grafeno, como surgiu, aplicação no mercado, como viabilizar projetos de investimento na indústria do plástico e um painel com empresas que usam a tecnologia.

A Zextec Nano é resultado de uma parceria da empresa Zextec, da Universidade de Caxias do Sul, do UCSGRAPHENE e do Tecnoucs.

O maior desafio das empresas e desenvolvedores que apostam na tecnologia é tornar a produção do material viável comercialmente e em larga escala – a maioria dos testes é feita hoje em laboratórios.

Esse cenário deve mudar com a chegada de novos procedimentos, que tentam viabilizar a fabricação do grafeno para as massas. Diversos estudos internacionais e, dentro do Brasil, vêm se mostrando promissores para o avanço da era do grafeno.

06/04 – quinta-feira – Jornada do Grafeno

A UCSGRAPHENE é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade. Em operação desde março de 2020, reúne a expertise da Universidade de Caxias do Sul conquistada em 15 anos de pesquisa avançada em nanomateriais, gerando grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores a setores portadores de futuro.

• História do Grafeno
• Aplicação do Grafeno e suas possibilidades na Indústria do Plástico
• Como viabilizar Projetos com Grafeno
Palestrantes:
• Professor Diego Piazza – UCS Graphene
• Hugo de Sousa – Diretor Zextecnano
• Erica Ferreira – Atypical

Local: Sala Bromélia N.4 – Rua XV de Novembro, 4315 – Expoville – Joinville – SC
Realização: UCS Graphene / ZextecNano / Atypical
Inscrições gratuitas: https://www.interplast.com.br/jornada-grafeno-plastico/

Programação do congresso técnico é voltada à inovação e tecnologia

A Messe Brasil, organizadora da Interplast, em parceira com o IST, SENAI SC e Fiesc, definiu a programação do CINTEC Plásticos 2022. O congresso técnico traz temas ligados à inovação e tecnologias para a indústria de transformação do plástico. Estão contempladas as seguintes palestras:

• Manufatura aditiva aplicada – Prof. Luis Gonzaga Travassos, Phd – ISI
• Educação 4.0 – Manufatura Preditiva – Alex Kühnen, Msc. – Senai SC
• Indústria 4.0 aplicada a manutenção preditiva – Israel Furtado – KRONA
• Materiais poliméricos aplicados na área da saúde – Palova S. Balzer – Univille
• Microfabricação de peças aplicado a Bioengenharia – Águedo Aragones – NOWAD Biomateriais
• Uso de recursos da biomassa na produção de materiais plásticos – Jordão Gheller Júnior – ISI POLÍMEROS
• Tendência de cores para 2023 – Fabio Fazolim – AVIENT
• Sistema de manufatura e processamento a laser – Ariel Paulo Rezende – ISI

O Congresso será realizado durante a Interplast, no dia 7 de abril, das 14h às 18h30, no auditório da Sala Bromélia n. 4. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da feira.

Espaço Recicla Plástico organizado pela Termotécnica e Unigel demonstra como é feita a reciclagem

A Termotécnica, em parceria com a Unigel, apresentará o Espaço Recicla Plástico na Interplast 2022. O público poderá conhecer os equipamentos e processos de reciclagem dos plásticos, e os produtos fabricados com matérias-primas resultantes da reciclagem destes materiais. “Com isso buscamos estimular o desenvolvimento de novos projetos, investimentos e o engajamento com o tema reciclagem.

A ideia é destacar a reciclabilidade por meio de um processo inovador que beneficia os consumidores e o meio ambiente”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

O objetivo do Espaço Recicla Plástico é demonstrar a economia circular sendo realizada na prática, da coleta das embalagens pós-consumo, sua transformação em matéria-prima de origem reciclada, até a consolidação em novos produtos.

É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel para transformar embalagens em EPS pós-consumo em matéria-prima reciclada para produção de peças técnicas de eletrodomésticos.

Ou seja, o EPS que embala e protege um refrigerador, após seu consumo é coletado e reciclado pela Termotécnica que transforma em nova matéria-prima comercializada com a marca REPOR. Por sua vez, o REPOR é um componente que a Unigel incorpora na produção do ECOGEL®, matéria-prima de origem 100% reciclada e que vem sendo utilizada por fabricantes de eletrodomésticos e de outros segmentos para a produção de componentes das suas linhas de produtos.

“Na produção do nosso ECOGEL®, o REPOR da Termotécnica é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados à novos produtos, como é o caso de eletrodomésticos”, comenta o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

Desta forma, Unigel e Termotécnica estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável. “Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular.

Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, da Termotécnica.

* isopor é uma marca registrada por terceiros

Com realização da Termotécnica e patrocínio da Unigel, o Espaço Recicla Plástico conta com o apoio da Abiplast, Projeto Isopor Amigo, CNRPlas, Messe Brasil, Revista Plástico Sul, Simpesc e Odnum.

Workshop de qualidade, instrumentação e medição organizado pela CSQI, Câmara Setorial da ABIMAQ

A apresentação de conteúdo técnico para expositores e visitantes tem sido uma ferramenta cada vez mais procurada nas feiras de negócios. Dentro desse contexto a CSQI – Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição da ABIMAQ realiza o Workshop de Qualidade, Instrumentação e Medição, dia 7 de abril, das 14h às 18h, durante a Interplast.

Confira a programação:
14h – Qualidade & durabilidade de materiais plásticos – Ensaios de intemperismo acelerados para determinação da degradação de materiais plásticos expostos ao Sol e condições climáticas
Palestrante: Engenheiro Carlos Maciel – Diretor da Bass Equipamentos.

14h30 – Soluções e tecnologias para a indústria plástica
Palestrante: Danilo Lapastine – Presidente da Hexagon

15h – Aplicação de instrumentos de pressão na indústria plástica.
Palestrante: Hugo Silva – Gerente de contas especiais da Wika do Brasil

15h30 – Controle da Qualidade na Medição de Espessura, práticas recomendadas para o bomuso e conservação dos instrumentos
Palestrante: Amilton Mainard – Diretor da Mainard Medidores de Espessura

16h – Soluções para medição na indústria plástica
Palestrante: Nelson da Cunha Pinto Filho da Mitutoyo

16h30 – Plastômetro de Extrusão para Medição de Índice de Fluidez e Viscosidade Intrínseca
Palestrante: Alaide Ferreira da Digitrol

17h – Sensores de posição linear sem contato para a indústria de plástico
Palestrante: Jhuniur Agustín Apaza Yana da MTS Brasil

A participação no workshop é gratuita e as inscrições estão disponíveis no site da Interplast.

Interplast terá Fórum de Economia Circular Plástico Sul

O 1º Fórum de Economia Circular Plástico Sul será realizado durante a Interplast 2022, dia 7 de abril, das 13h30 às 19h, integrando a programação do espaço Recicla Plástico. O evento será direcionado aos profissionais da indústria de transformação de plásticos, indústria de reciclagem, fornecedores, cooperativas, ONGs, sociedades civis e demais interessados no tema.

O fórum vai abranger uma temática diversificada e conta com a seguinte programação:

13h – Abertura Melina Gonçalves – Plástico Sul

13h35 – José Ricardo Roriz Coelho – Presidente da Abiplast
13h40 – ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM E OS DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDO – DeputadoCarlos Gomes, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Congresso Nacional. PARTICIPAÇÃO: Luiz Henrique Harttmann

14h – A JORNADA DA BRASKEM NA ECONOMIA CIRCULAR E SUAS INICIATIVAS PARA TRANSFORMAR A CADEIA DO PLÁSTICO – Fernanda Boldo, Diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul

14h40 – A JORNADA ESG PARA A INDÚSTRIA DO PLÁSTICO: UM CASE DE SUCESSO – Fernanda Boldo, HEAD ESG, COMERCIAL E MARKETING ACTIVAS

15h20 – THERPOL: SOLUÇÕES CIRCULARES PARA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO E BORRACHA – Sidnei W. Nasser, CEO da Proquitec
15h50 – Coffee Break

16h20 – O IMPACTO DA GUERRA NA EUROPA NOS INVESTIMENTOS DA PETROQUÍMICA BRASILEIRA – João Luiz Zuñeda, sócio-fundador da Maxiquim

16h50 – COMO OTIMIZAR O USO DE POLIOLEFINAS RECICLADAS ATRAVÉS DE ADITIVOS ESPECIAIS – Jason Silva, consultor técnico-comercial da Retilox

17h30 – EMBALAGENS FLEXÍVEIS PCR DE ALTO DESEMPENHO E O ECOSSISTEMA CIRCULAR – Moisés Weber, CEO da Plastiweber

18h – CASE JBS AMBIENTAL SOBRE ECONOMIA CIRCULAR – Maria Paula Silveira Bibar, gerente de Sustentabilidade e Fábio Cardin Maranho, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento

18h40 – CASE O BOTICÁRIO

19h10 – Encerramento Albano Schmidt, presidente do Simpesc

O Fórum de Economia Circular Plástico Sul será realizado em formato híbrido com participação de público presencial e transmissão ao vivo no Youtube ) da Plástico Sul. A realização do evento é da Plástico Sul, com organização da Messe Brasil e apoio do Simpesc, Simpep, Sinplast-RS e Simplás.

Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores

A Rodada de Negócios Interplast será realizada dia 6 de abril, no período da manhã e à tarde, na Expoville. O evento acontece em momento que o mercado da indústria do plástico está aquecido e tem a demanda de diversificar a rede de fornecedores.

“A indústria do plástico de todo o país encontra nos eventos da Messe Brasil a oportunidade de desenvolver fornecedores com acesso a inovação e tecnologias, e a renovação contínua do banco de contatos, nesses 25 anos de trajetória de relacionamento com o mercado”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

A rodade reúne compradores de segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil, com foco em efetivar negócios. Entre as empresas compradoras já confirmadas estão: Irizar, Apolo, Busscar, Nissan, Renault, WEG, Marcopolo, GTS do Brasil, Furukawa, Tecnoperfil, TAF, Krona, Termotécnica, Intelbras, Docol, Plastilit, Víqua, Mascarello, TRAPP, CR Produtos e Fortlev.

O evento tem o patrocínio da Krona, apoio do Simpesc e terá reuniões entre compradores e vendedores, com fornecedores de diversificados produtos, serviços e inovações para esses mercados.

Inscrições podem ser feitas no site https://materiais.messebrasil.com.br/rodada-de-negocios-interplast-2022

Workshops de expositores

Completam a programação de conhecimento técnico, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria de transformação do plástico.

06/04 – quarta-feira
14h às 15h – Mold in color versus sustentabilidade.APTA Resinas – Palestrante: Tamy da Rosa e Carlos Dizioli – Sala Margarida N.12

14h às 16h – Tecnologia em sistemas de Câmara Quente e Projeto de Molde.Tecnoserv – Wilson R. M. Teixeira – Diretor técnico / Alexandre Colisse – Key Account – Sala Acácia N.13

15h às 16h – Secmil e suas Aplicabilidades
Carbomil – Palestrante: Júnior Facin – Sala Margarida N.12

16h às 17h – Nosso Mundo Sustentável
Multicolor – Palestrante: Tiago Avrela e Rafael Tronco – Sala Margarida N.12

17h às 18h – Consciência de valor ambiental através do bio composto plástico EVA.bio
Petropol – Palestrante: Rafael Prado Moraes – Sala Margarida N.12

17h às 18h – ESG na indústria do plástico: é possível?
Activas – Fernanda Boldo – Head ESG, Comercial e Marketing – Sala Acácia N.13

18h às 19h – Tecnologia, aplicação e desempenho das injetoras Log
Simco – Palestrante: Fabio dos Santos Mota – Sala Margarida N.12

18h às 19h – Aditívos para Reciclagem
Cristal Master – Palestrante: Patrícia Miranda – Sala Acácia N.13

07/04 – quinta-feira

14h às 15h – Biodegradável uma opção de encontro a sustentabilidade
APTA Resinas – Palestrante : Tamy da Rosa e Carlos Dizioli – Sala Margarida N.12

14h às 15h – Inteligência Artificial em Processos de injeção Plástica
Milacron – Palestrante : Telmo Noda – Sala Acácia N.13

15h às 16h – Energia 360: Energia mais Barata e Sustentável para seu Negócio
Vektor – Painel VEKTOR, CELESC, UDESC e BRDE – Sala Acácia N.13

16h às 17h – Bio Resinas & Sustentabilidade Soluções (PCR)/ Co-Injeção
Mold Masters – Palestrante: Fabiano Nunes – Sala Margarida N.12

17h às 18h – Masterbatches – Tendências em Cores 2022/2023 e a Economia Circular
Termocolor – Palestrante: Elias Augusto – UP Universo Plástico – Sala Acácia N.13

17h às 18h – Tecnologia de junção de Termoplásticos
NeoSonics – Palestrante: Marcelo Simões Bento – Sala Margarida N.12

18h às 19h – Inovação e Sustentabilidade
Cromex – Palestrante: Giovanni Dias – Sala Margarida N.12

08/04 – sexta-feira

14h às 15h – Resinas de alta performance nas embalagens flexíveis
Palestrante – Fabiana Grossi – ExxonMobil – Sala Margarida N.12

16h às 17h – Melhoria do processo de injeção com reciclados
Periféricos do Brasil – Palestrante :Mauricio/André – Sala Margarida N.12

Inscrições: https://www.interplast.com.br/workshop-expositores/

Serviço
Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 5 a 8 de abril de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
Organização: Messe Brasil
Credenciamento visitantes:
https://www.interplast.com.br/credenciamento-interplast-feira-do-plastico/

Fonte: Messe Brasil

 
 


somos afiliados: