1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

ACIJ apresenta Pesquisa de Empregabilidade e lança programa “Joinville Emprega+” em parceria com Prefeitura e FIESC

26 de agosto de 2021
ACIJ apresenta Pesquisa de Empregabilidade e lança programa “Joinville Emprega+” em parceria com Prefeitura e FIESC

A ACIJ realizou nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, uma edição especial da tradicional Reunião do Conselho. Na agenda, destaque para a apresentação da Pesquisa de Empregabilidade desenvolvida pela entidade, o painel “Mapa da Empregabilidade de Joinville” e o lançamento do programa “Joinville Emprega+”.

Com o objetivo de alinhar informações sobre especializações e perfis que o mercado está procurando com dados sobre os profissionais que as instituições estão formando, a Pesquisa de Empregabilidade foi apresentada pelo presidente do CONSEP (Conselho das Entidades Patronais), Emerson Zappone.

“As empresas e as agências de emprego têm levado uma média de quatro semanas para fechar uma vaga por falta de pessoal qualificado. Muitas vezes o que ocorre é que as pessoas acabam trocando de empresa, gerando uma nova vaga”, relatou.

De acordo com a pesquisa, 70% das vagas são operacionais ou técnicas. “Há um desalinhamento entre a oferta e a necessidade do mercado de trabalho, não apenas de cursos, mas de modalidades”, complementou Emerson.

Clique aqui para conferir o resultado da Pesquisa da Empregabilidade com Agências de Recrutamento e Seleção.

Clique aqui para conferir o resultado da Pesquisa da Empregabilidade com Instituições de Ensino.

Clique aqui para conferir o resultado da Pesquisa da Empregabilidade com Empresas.

ANÁLISES DOS PAINELISTAS

Na sequência, houve uma reflexão conduzida e moderada pela colunista de economia da NSC Comunicação, Estela Benetti. Participaram do painel o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini; o prefeito de Joinville, Adriano Silva; o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; e o presidente do CONSEP, Emerson Zappone.

“A informalidade é um dos problemas que precisam ser solucionados, segundo alerta a pesquisa. Precisamos trabalhar para que todos os profissionais estejam com sua Carteira de Trabalho devidamente assinada, recebendo seu salário e contribuindo para a sociedade”.
MARCO ANTONIO CORSINI, presidente da ACIJ

“Um dos principais problemas do município é a vinda de imigrantes sem qualificação e que acabam entrando para a informalidade. A requalificação profissional é importante. É obrigação do município estar junto. A prefeitura irá investir R$ 500 mil para execução do Joinville Emprega+. Somos um time trabalhando para o futuro da nossa cidade”.
ADRIANO SILVA, prefeito de Joinville

“Estamos vivenciando um bom problema. Melhor a falta de trabalhador do que a falta de emprego. Temos competência e qualificação para mitigar esse problema no curto prazo. Estamos preparados para fazer o possível para que tenhamos uma quantidade maior de jovens habilitados com qualificação técnica”.
MARIO CEZAR DE AGUIAR, presidente da FIESC

“Vivemos um momento histórico de grandes oportunidades. Mas se não estivermos organizados e integrados, perderemos estas oportunidades.
Problemas complexos precisam ser resolvidos em conjunto”.
EMERSON ZAPPONE, presidente do CONSEP

PROGRAMA “JOINVILLE EMPREGA +”

No final do encontro, o presidente da ACIJ apresentou o programa “Joinville Emprega+”, desenvolvido em parceria com a FIESC e a Prefeitura de Joinville.

O foco da iniciativa é a capacitação de moradores da cidade que estejam desempregados, desalentados ou informais e que buscam qualificação profissional. A meta do Joinville Emprega+ é beneficiar, até o final do ano, 1.500 moradores que estejam fora do mercado de trabalho e contar com a participação de, pelo menos, 20 empresas promotoras.

O programa será realizado de forma descentralizada nos bairros. A Prefeitura vai disponibilizar a estrutura das escolas municipais, ociosas no período noturno. “A participação é gratuita, e estarão envolvidas entidades e ONG’s dos próprios bairros, que atuarão como mobilizadores para aumentar a adesão”, disse o presidente da ACIJ.

Um dos principais objetivos do “Joinville Emprega+” é manter como diferencial competitivo da cidade de Joinville, uma força de trabalho de alta qualificação e performance.

Clique aqui para conferir a apresentação do “Joinville Emprega+”

Fonte: ACIJ

 

 
 


somos afiliados: