1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL registra 82,3 mil atendimentos em SC

19 de agosto de 2019
DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL registra 82,3 mil atendimentos em SC

Blumenau, Brusque, Chapecó, Joinville e São José realizaram o evento neste sábado (17) para trabalhadores do setor e seus familiares.

Florianópolis, 17.08.2019 – Mais de 6,5 mil pessoas passaram pelos eventos no Dia Nacional da Construção Social, neste sábado (17). As cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Joinville e São José registraram 82,3 mil atendimentos gratuitos em serviços de saúde e cidadania. O evento é promovido pelo SESI, entidade da FIESC, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os sindicatos industriais do setor (Sinduscon e Seconci), e tem apoio da Fecomércio.

O operador de máquinas Fabrício José Gomes levou a esposa e as duas filhas no evento em Brusque. “Eu trouxe as meninas para fazer carteira de identidade e, no fim, aproveitamos todas as atividades, principalmente de saúde e lazer”, destacou o trabalhador. Nesta edição, o evento contou com mais de 30 entidades parceiras que ofereceram diversos serviços gratuitos de lazer, saúde e cidadania. O pedreiro Gilson Costa aproveitou para cortar o cabelo. “A gente merece um dia assim, com tantas ações que a gente pode aproveitar e ainda rever os colegas de trabalho”, destacou.

O SESI mostrou que drones têm auxiliado o trabalho nos canteiros de obras. A tecnologia está disponível para diversas atividades na construção civil e permite inspecionar obras, identificar situações e trabalhadores em perigo. Para conscientizar os trabalhadores sobre a importância do cuidado com a segurança no trabalho, o SESI levou ao evento jogo interativo com aplicação de realidade aumentada. O jogador precisava identificar em dois minutos as situações de risco às quais o trabalhador está exposto no jogo. Gilson Costa é guincheiro e participou do jogo. “Achei muito interessante, pois mostra a nossa realidade diária de trabalho e é muito importante pra gente não esquecer como a segurança é importante”, frisou.

“A gente busca, cada vez mais, uma redução com meta zero em acidentes na indústria e, certamente, este tipo de interação que é divertida, gameficada e lúdica apoia neste sentido de fazer com que o trabalhador entenda os perigos do trabalho em altura, por exemplo. Na construção civil a gente tem algumas situações como essa e procuramos trabalhar neste sentido”, explicou a gerente de saúde e segurança do SESI/SENAI Santa Catarina, Sendi Lopes.

Chapecó recebeu o evento pela primeira vez. A dona de casa Gerilde Giaretton levou o sobrinho, Gustavo, de 9 anos, para aproveitar os serviços oferecidos. “Foi muito bom, ele participou de várias atividades, o que é importante para ele se socializar, para aproveitar um dia diferente e, também, aprender, pois sempre tem algo diferente”, contou. No município, o evento contou com a unidade móvel do programa SESI Ciências e da NR 33 e 35; orientação sobre saúde auditiva; óculos de simulação de embriaguez; orientação financeira; ações de beleza e cuidados pessoais; orientação de primeiros socorros, saúde bucal e nutricional. Além dos serviços oferecidos, teve apresentações artísticas, culturais, distribuição de lanches e brindes e sorteio de diversos prêmios.

Em Joinville, o operador de máquinas na indústria da construção civil Jeferson Miranda também participou do game Segurança, do SESI. Ele falou sobre a importância da tecnologia na vida das pessoas, mas principalmente a conscientização de cada um em suas ações no que diz respeito à segurança. “O jogo é interessante também para nossos familiares entenderem os riscos da atividade e nos cobrarem os cuidados que devemos tomar. Todos devemos ficar atentos, para nossa segurança e para a dos colegas de trabalho”, afirmou Jeferson, que estava participando pela primeira vez do evento, junto com a esposa Cristiane e a filha Jethisiane, de 9 anos.

Blumenau também realizou o evento no Complexo Esportivo do SESI. Mais de 12 mil atendimentos foram realizados. Em São José, o Dia Nacional da Construção Social registrou 3 mil atendimentos a trabalhadores da construção civil e seus familiares.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: