1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA tem média histórica positiva em prevenção de acidentes

24 de abril de 2019
TERMOTÉCNICA tem média histórica positiva em prevenção de acidentes

Empresa registra 50% das unidades sem ocorrências há três anos.

A Termotécnica obteve, em 2018, sua melhor média histórica em relação à prevenção de acidentes, sendo que 50% das unidades produtivas da empresa estão há três anos consecutivos sem ocorrências com afastamento. Um dado para se comemorar especialmente com a proximidade do dia 28 de abril, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Saúde e Segurança.

Esta conquista é um reflexo da excelência em gestão e da estratégia focada na cultura da qualidade, da segurança e da melhoria contínua adotada pela empresa. No ano passado, a Termotécnica foi reconhecida, pela quinta vez consecutiva, como uma das melhores empresas para se trabalhar da Você SA e recebeu o título da PME mais sustentável pelo Guia Exame de Sustentabilidade, que também avalia as práticas de segurança.

Para atingir este indicador positivo, a empresa conta com Cipas atuantes em todas as unidades, brigadas de combate a incêndio e um evento anual sobre o tema e que engaja todos os colaboradores: a Sipamaq (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade). Usando temas atuais e da cultura popular, as Sipamaqs da Termotécnica são realizadas com recursos e mão de obra internos e reforçam os cuidados e a prevenção no quesito segurança de maneira lúdica e interativa. A iniciativa já recebeu o Prêmio Proteção Brasil pela inovação com a qual trata o assunto.

Para a Termotécnica, mudar esse cenário negativo no qual o Brasil está inserido – o país está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes – é muito importante porque o dado não é visto apenas como um número. “Nosso cuidado primordial é com nossas pessoas. Quando falamos em cultura de segurança, falamos em cuidar uns dos outros e manter os colaboradores seguros, saudáveis e preparados para desempenhar suas funções, para que tenham prazer e orgulho de trabalhar”, destaca Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.

Em breve, a empresa lança seu Relatório de Sustentabilidade 2017/2018 e trará como um dos destaques ações de segurança que a levaram a atingir este índice histórico.

Cenário brasileiro

O Dia Mundial da Saúde e Segurança foi instituído no Brasil pela Lei nº 11.121/05 e recebe bastante destaque porque o país está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes – o Brasil é hoje o país no qual a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.

De acordo com dados do último Anuário Estatístico da Previdência Social (Aepes), em 2016 foram registrados 578,9 mil acidentes do trabalho no INSS. Comparado com 2015, o número de acidentes de trabalho teve um decréscimo de quase 7%. No entanto, não são números para se comemorar, já que o índice de subnotificações é muito alto.

Do total de acidentes, 74% foram acidentes típicos, 23% de trajeto e 3% de doenças do trabalho. A maioria das vítimas era do sexo masculino (69,4%). Ainda segundo a Previdência, em 2017 havia 240.638 trabalhadores afastados do trabalho, recebendo auxílio-doença.

Fonte: EDM Logos

 
 


somos afiliados: