1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA investe em parceria para reciclagem

26 de março de 2019
TERMOTÉCNICA investe em parceria para reciclagem

Iniciativa com prefeitura de Canoinhas (SC) criou cooperativa que beneficia 20 famílias.

Desde que iniciou o Programa Reciclar EPS, a Termotécnica, maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento, procura investir em novas formas de educar e atrair diversos setores para a importância da reciclagem. Criado em 2007, de forma inovadora e pioneira e se antecipando à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Reciclar EPS já deu novo destino a mais de 40 mil toneladas de EPS – equivalente a 1/3 de todo o EPS reciclado no Brasil neste período.

Como nova etapa do Reciclar EPS, a Termotécnica buscou desenvolver parcerias com empresas e prefeituras e idealizou, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente de Canoinhas, o Recicla Canoinhas. No início a ideia era disponibilizar pontos de coleta de EPS, mas a necessidade da cidade era maior e o projeto cresceu. “A secretaria percebeu que precisava envolver pessoas que faziam coleta autonomamente e pequenos separadores de material. Com isso, criou uma cooperativa que, hoje, beneficia 20 famílias”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Termotécnica, Paulo Michels.

A cooperativa ampliou o projeto para todo tipo de materiais reciclável e formalizou o trabalho destas famílias. “Acompanhamos o processo, demos consultoria e mostramos as possibilidades. A mudança para a cidade é muito significativa e permanecemos como parceiros, comprando o EPS que vem da cooperativa”, reforça Michels.

A ideia, agora, é usar este exemplo para sensibilizar outras cidades a fazerem o mesmo. “Para nós da Termotécnica não é apenas reciclar o EPS que importa. Queremos ver a economia circular na prática. Poder fazer parte de uma iniciativa como esta é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é reciclagem”, finaliza Michels.

Coleta seletiva e cooperativas

De acordo com a pesquisa Ciclosoft, do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), 1.227 municípios brasileiros (cerca de 22% do total) utilizam programas de coleta seletiva. Destas cidades, 42% estão na região Sul. A pesquisa destaca que os programas de maior êxito são aqueles em que há uma combinação dos modelos de coleta seletiva, mas a maior parte dos municípios realiza a coleta por meio de: Porta a porta (80%), PEVs (45%) e Cooperativas (61%).

Metade das cidades apoia ou mantém cooperativas de catadores como agentes executores da coleta seletiva municipal. “O apoio às cooperativas está baseado em: maquinários, galpões de triagem, ajuda de custo com água e energia elétrica, caminhões (incluindo combustível), capacitações e investimento em divulgação e educação ambiental. Na pesquisa 2018 ficou evidenciado o crescimento da participação dos catadores organizados em associações e/ou cooperativas.”

Fonte: EDM Logos

 
 


somos afiliados: