1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

SESI Ciências promove ações para o conhecimento científico em São José e em Jaraguá do Sul

19 de novembro de 2018
SESI Ciências promove ações para o conhecimento científico em São José e em Jaraguá do Sul

Cidades recebem unidades móveis do projeto no próximo dia 24; durante ação, estudantes poderão realizar experimentos e colocar em prática o que aprenderam durante o curso “Eletricidade, se liga aí”, oferecido pelo SESI.

Florianópolis, 19.11.2018 – Despertar o interesse das pessoas pelos fenômenos do universo ou pelas área das ciências, de maneira geral, nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) criou o SESI Ciências. No próximo dia 24, as cidades de São José e Jaraguá do Sul recebem uma unidade móvel da iniciativa que proporciona, gratuitamente, o contato com experiências científicas.

Durante a ação desta semana, estudantes e a comunidade em geral serão desafiados a desenvolver experimentos e colocar em prática o que aprenderam em curso oferecido pelo SESI em instituições de ensino do estado. Com o tema “Eletricidade, se liga aí!”, o curso de quatro horas promove atividades práticas, experimentais, de montagem e desmontagem de dispositivos elétricos, permitindo a exploração de uma série de conceitos e técnicas científicas.

Fontes e tipos de energia, transformações energéticas, desperdício e bom uso da energia, sustentabilidade, por exemplo, estão entre as questões contempladas. A perspectiva metodológica do SESI Ciência envolve sempre práticas investigativas, permitindo aos participantes testar, criar hipóteses, refletir, estimulando habilidades como a criatividade, inventividade, resolução de problemas, pensamento crítico, essenciais para uma boa inserção profissional e para a atuação cidadã.

“O programa SESI Ciências busca incentivar e envolver crianças, jovens e adultos a se interessarem pela ciência, ao vivenciarem experiências educacionais mão na massa que os permita desenvolver o espírito científico”, afirma Maria Tereza Cobra, gerente de educação do SESI.

Desde 2015, mais de 35 mil catarinenses participaram das atividades do SESI Ciências. Só neste ano de 2018 são previstos mais de 16 mil atendimentos de estudantes. São três modalidades de oferta do projeto, com os temas “Luz, Ciência e Vida”, “Eletricidade, se liga aí!” e “Que som é esse?”.

Como parte da iniciativa, 12 unidades itinerantes do SESI Ciências percorrem o estado, levando uma série de artefatos científicos, painéis explicativos e kits para os estudantes fazerem as demonstrações. No próximo dia 27, a unidade móvel passará por Mafra e, no dia 8 de dezembro, por Joinville.

Para participar das atividades, que aproximam estudantes da faixa etária entre 7 e 17 anos dos conhecimentos científicos, as instituições de podem procurar o SESI mais próximo.

Desafio online

Outra iniciativa na área é o Desafio SESI Ciências On-line, um concurso de vídeos produzidos por estudantes de escolas públicas, como uma extensão do curso “Eletricidade, se liga aí!”. Os estudantes disponibilizaram os vídeos na internet e as iniciativas que mais se destacarem até o próximo dia 2 receberão reconhecimento por meio de premiações, como medalhas. Para conhecer os vídeos e participar da votação, basta acessar a página do SESI Ciências no Facebook.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: