1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Estudantes do SENAI/SC criam soluções para os desafios da indústria

31 de outubro de 2018
Estudantes do SENAI/SC criam soluções para os desafios da indústria

Mais de 2 mil alunos e 150 docentes participam do SENAI Challenge, desenvolvendo atividades práticas da rotina profissional; melhores ideias serão apresentadas nos dias 9 e 10 de novembro, em Joinville.

Florianópolis, 29.10.2018 – Para incentivar os estudantes a vivenciarem situações reais da indústria é realizado o SENAI Challenge 2018. O desafio, que envolve alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI/SC, terá suas etapas finais nos dias 9 e 10 de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Ao longo do ano letivo, os participantes desenvolveram projetos relacionados às áreas dos cursos. A proposta é que os estudantes consolidem sua capacitação enquanto desenvolvem atividades práticas da rotina profissional.

Neste ano, o SENAI Challenge contou com as seguintes categorias: kart elétrico, carro compacto, robótica móvel, hockey automatizado, cadeira de rodas automatizada, desenvolvimento de games e desafio de moda. As melhores ideias serão apresentadas durante o evento de novembro.

O SENAI Challenge tem entre os objetivos buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. “O aprendizado é intenso. A gente trabalha em equipe, busca soluções para os problemas, como se estivesse na indústria”, destaca Rafaela Momm Silvano, atualmente estudante de engenharia do SENAI em Joinville e que participou da equipe vencedora do desafio do kart elétrico em 2017.

Em sua terceira edição, o SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil estudantes e 150 docentes. Além disso, cerca de 40 empresas apoiaram os projetos dos alunos. O evento de novembro, com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, contará ainda com visita e participação das escolas públicas municipais, e envolverá, inclusive, um “torneio de robótica” Lego.

“Os conhecimentos adquiridos estão presentes nos processos das indústrias. O trabalho também desenvolveu neles competências exigidas dos profissionais. Muitas soluções foram eles que desenvolveram, com pesquisa, criatividade e trabalho em equipe”, afirma o professor de Projetos Mecânicos do SENAI de Rio do Sul, Anderson David Borsoi. As iniciativas motivam os alunos e, nas turmas envolvidas com os projetos, o índice de abandono é de praticamente zero.

Mundo SENAI

Outro evento que integra a programação do SENAI/SC é o Mundo SENAI, nos dias 8 e 9 de novembro – à exceção de Joinville, onde ocorre nos dias 9 e 10, junto com o SENAI Challenge. Durante o Mundo SENAI, todas as unidades da instituição no estado abrem as portas para a comunidade. O objetivo do Mundo Senai é aproximar estudantes da rede pública e privada, e suas famílias, do universo da educação profissional e das carreiras profissionais da indústria.

As empresas Romi, Pollux, Tecnofibras, Bosch, Olsen, Festo, Schmersall, Google e Audaces são parceiras do SENAI Challenge e do Mundo SENAI.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: