1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

SIMPESC: Reunião do grupo PILARES DO CONHECIMENTO

21 de setembro de 2018
SIMPESC: Reunião do grupo PILARES DO CONHECIMENTO

Dia 20 de setembro na sede do SIMPESC, aconteceu a oitava reunião do Grupo Pilares do Conhecimento – RH / RT / SESMT cumprindo a agenda proposta no PLANO DE AÇÃO para as reuniões mensais do grupo durante o exercício 2018.

Para cumprir agenda programada no planejamento do GRUPO PILARES DO CONHECIMENTO e conforme programado o assunto em pauta da reunião foi sobre Cultura & Diversidade sob a coordenação da Clea e Lidiane – TERMOTÉCNICA.

Os participantes passaram a relatar casos práticos de como as suas empresas têm enfrentado esta questão da diversidade na prática, e concluíram que falta muito conhecimento para alcançar o nível de aceitação de todos os agentes incluídos no sistema.

A respeito do assunto segue matéria de Cláudio Loetz no jornal “A Notícia” de hoje:

Só 1%

De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) têm algum tipo de deficiência. Os dados de 2016 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), solicitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que apenas 418.521 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% do total de pessoas com deficiência no país.

A Lei de Cotas (lei nº 8213/1991), de 24 de julho de 1991, obriga as empresas que têm entre 100 e 200 empregados a destinar 2% das vagas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência. Esse percentual pode variar de acordo com o número total de contratados, chegando a um máximo de 5% caso haja mais de 1.001 funcionários.

Uma pesquisa inédita da Talento Incluir, realizada em parceria com a vagas.com, revela que a maioria das empresas no Brasil não tem programas de diversidade e não está totalmente preparada para lidar com o assunto. A pesquisa indica ainda que pessoas com deficiência também sofrem com a discriminação no mercado de trabalho. Mais da metade (59%) dos respondentes se sentiram prejudicados em processos seletivos, ante 50% da base total de candidatos.

As empresas podem se tornar mais inclusivas adotando seis práticas:

Realizar um estudo de acessibilidade para que a empresa possa receber adequadamente todos os trabalhadores, visitantes, comunidade, fornecedores e clientes.
Revisar seus processos de compras e admissão de empregados.
Revisar suas comunicações.
Preparar líderes e gestores para apoiar essa transformação e acolher diferentes cul¬turas.
Fazer do projeto uma ação contínua da empresa.
Tornar o tema uma das metas do planejamento geral da empresa, com indicadores de evolução.

Ficou definido pelo grupo que os cases da DURIN e da TERMOTÉCNICA, relativos ao tema, e que seriam apresentados na sequência, serão agendados para a reunião do próximo mês de outubro que acontecerá nas instalações do SENAI SUL.

Em assuntos gerais foram tratados os seguintes assuntos:
As parceiras do SIMPESC, Plástico Virtual e Blob Web, através de seu diretor Rodrigo Oliveira, apresentou aos presentes propostas de divulgação das ações do grupo e a possibilidade das empresas associadas implantarem o projeto TPI – Tecnologia de Posicionamento Inteligente através de termos de busca.

Os pedidos de redução de intervalo intrajornada de 12 empresas associadas estão aguardando publicação no Diário Oficial pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo que a demora se deve devido à inquérito judicial deflagrado pela “Operação Registro Espúrio”.

Nos dias 24 a 26 de outubro vai acontecer o processo eleitoral no sindicato dos trabalhadores da categoria plásticos de Joinville e região e houve apenas a inscrição de uma chapa que concorre com 24 membros sendo que 11 são novos integrantes e 13 renovam suas posições da atual diretoria.

Fonte: SIMPESC

 
 


somos afiliados: