1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

CONFIANÇA DO INDUSTRIAL CATARINENSE permanece estável em setembro

21 de setembro de 2018
CONFIANÇA DO INDUSTRIAL CATARINENSE permanece estável em setembro

Índice de Santa Catarina registrou 53,7 pontos em setembro, muito próximo na comparação com o mês anterior, de 53,8 pontos; a confiança dos empresários catarinenses é maior nas empresas de grande porte, com o índice de 54,9 pontos; no Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos em setembro, recuo de 0,5 pontos na comparação com agosto.

Florianópolis, 21.9.2018 – A confiança dos empresários das pequenas, médias e grandes empresas de Santa Catarina se manteve estável em setembro. Com o indicador acima da linha dos 50 pontos, as expectativas futuras estão otimistas, mas a percepção dos empresários quanto às condições atuais não segue a mesma trajetória, é o que indica a pesquisa Índice de Confiança do Empresário Catarinense (ICEI) divulgada nesta sexta-feira, 21, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O índice de Santa Catarina registrou 53,7 pontos em setembro, permanecendo praticamente estável na comparação com o mês anterior, de 53,8 pontos. Confira a pesquisa na íntegra.

A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 55,4 pontos em setembro, registrando leve alta em relação ao observado no mês anterior (55 pontos). O ICEI dos empresários da construção registrou expressiva queda de 4,7 pontos em setembro e permanece abaixo da linha divisória, com índice de 42,6 pontos. Essa queda é influenciada principalmente pela retração das expectativas dos empresários para os próximos meses e pela percepção pessimista quanto às condições atuais.

A confiança dos empresários catarinenses é maior nas empresas de grande porte, com o índice de 54,9 pontos, apesar da queda de 1,2 pontos registrada na comparação com agosto. Entre as empresas de pequeno porte, houve crescimento de 1 ponto, tendo o índice passado de 52,1 pontos para 53,1. Já nas empresas de médio porte, o crescimento do indicador foi de 1,3 pontos, registrando 52,6 pontos no mês.

No Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos em setembro, recuo de 0,5 pontos na comparação com agosto. De acordo com a CNI, o resultado negativo é o primeiro registrado na comparação mensal desde a forte queda de junho (-5,9 pontos, por conta da paralisação dos serviços de transporte rodoviário). O ICEI é um indicador que ajuda a entender as tendências da indústria e da economia. Empresários confiantes tendem a ampliar a produção e os investimentos, o que estimula o crescimento da economia.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: