1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL registra 42,3 mil atendimentos em SC

20 de agosto de 2018
DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL registra 42,3 mil atendimentos em SC

Evento, realizado simultaneamente em Joinville, Brusque e Blumenau, destacou a importância da participação dos pais na educação dos filhos. Iniciativa foi promovida pelo SESI, CBIC e Sindicatos da Construção e dos Trabalhadores do setor.

Florianópolis, 18.08.2018 – Com o slogan “O Futuro dos Nossos Filhos”, a 8ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DCNS), registrou mais de 42,3 mil atendimentos em Santa Catarina. O evento, que ocorreu simultaneamente em Joinville, Brusque e Blumenau, reuniu nas três cidades cerca de 4,7 mil pessoas. Trabalhadores do setor e comunidade tiveram acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas, culturais e participação em sorteio de brindes.

Nos três municípios o SESI deu destaque à Saúde e Segurança. A entidade ofereceu aos trabalhadores uma experiência com a plataforma Seif, que faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. Também foi apresentado o Guidoo, uma plataforma digital para trabalhadores receberem orientações de saúde a distância. Nessa solução de telessaúde, em fase de testes com algumas empresas do Estado, os usuários contam com atendimento individualizado de profissionais de saúde e a eles são direcionadas dicas de saúde adequadas a seus perfis, interesses e necessidades.

Os trabalhadores ainda puderam participar de uma experiência de realidade virtual, que permitiu ao usuário perceber, de forma sensorial e imersiva, os riscos associados ao trabalho em altura, favorecendo a conscientização e promoção de comportamentos seguros nos ambientes de trabalho. A população também fez teste de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, massoterapia, maquiagem, corte de cabelo e barbearia, emissão de identidade, entre outros.

Joinville
Em Joinville o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) reuniu 2.496 pessoas no SESC, onde 18.388 atendimentos foram realizados nas áreas de saúde, educação, segurança, cidadania, cultura, bem-estar, lazer e esporte. A diretora  regional do SESI, Geysa Francisco Finilli, disse que a iniciativa consolida o setor como símbolo de responsabilidade social. “É muito importante essa parceria realizada pelo SESI com mais 40 entidades, que incentiva e valoriza a participação das pessoas nesta tarde de sábado”, destacou.

A professora Maria Janiere Pereira, junto com o marido Aclecio e o filho Tales (4 anos), curtiram as atrações do evento. “Nós gostamos bastante porque tem atividades que nem sempre temos oportunidade de contar no dia a dia. E os prêmios são uma atração a mais”, falou. Já Maria Sebastiana de Barros não conhecia o Dia Nacional da Construção Social. “Vim para acompanhar uma amiga que se apresentou aqui. Aproveitei e trouxe meu filho Ítalo (11 anos) e seu amigo Rafael (8 anos). Não esperava que tivesse tantas opções de serviços”, disse.

Brusque  
Em Brusque foram realizados mais de 9 mil atendimentos e cerca de 1,1 mil pessoas passaram pelo evento. Patriqui José de Andrade trabalha numa madeireira e veio ao evento trazer as filhas Larissa (3 anos) e Bruna (10 anos). “Este é o primeiro ano que venho ao Dia Nacional da Construção Social e trouxe minhas filhas porque soube das inúmeras atividades que tem aqui. Elas se divertiram muito e eu aproveitei para fazer alguns exames”, disse.

“Para as entidades da FIESC que participam do evento é muito importante mostrar o trabalho que realizamos voltados às novas tecnologias, à saúde do trabalhador e, principalmente, os cursos que oferecemos preparando os jovens para a indústria 4.0, que é futuro”, lembrou o vice-presidente da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer. O SESI ainda ofereceu oficinas de robótica e de ciências. Já o SENAI montou um circuito com kart  elétrico, que foi projetado e produzido pelos alunos da instituição, o Conecte, nova metodologia de ensino médio oferecido pela entidade no Estado, além de um espaço interativo com jogos e oficinas e um o espaço de tecnologia voltado à Indústria 4.0 com impressora 3D, realidade aumentada e um braço robótico.

Blumenau
Em Blumenau, 1.080 mil pessoas participaram do evento e aproveitaram as atrações e serviços oferecidos gratuitamente. Mário de Souza foi ao DCNS ao lado do filho, que aproveitou as atrações montadas para as crianças. “O evento superou nossas expectativas, tudo muito organizado e divertido, gostamos muito de ter participado”, comenta. Um dos destaques foi a experiência de realidade virtual oferecida pelo SESI, que permitiu aos usuários perceber, de forma sensorial e imersiva, os riscos associados ao trabalho em altura.

O DNCS ocorre anualmente em todo o país e reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania. Em 2017, 31 municípios do Brasil receberam o evento simultaneamente. Promovido pela CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, o evento conta com apoio especial do Seconci-Brasil e, no nível local, com o apoio dos Sindicatos das Indústrias da Construção (Sinduscons) e das unidades do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconcis).

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: