1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

CAPITAL HUMANO foi foco da FIESC, diz Côrte em seu discurso de despedida

13 de agosto de 2018
CAPITAL HUMANO foi foco da FIESC, diz Côrte em seu discurso de despedida

Industrial que liderou a indústria catarinense por sete anos ressaltou conquistas na área da educação e da saúde como os principais legados de sua gestão.

Clique aqui e veja no Flickr da FIESC a cobertura fotográfica.
Clique aqui e veja a íntegra do discurso de Mario Cezar de Aguiar
Clique aqui e veja a íntegra do discurso de Glauco José Côrte

Florianópolis, 10.8.2018 – “O capital humano, considerado a nova riqueza das nações, ocupou o centro das nossas atenções nos últimos anos”, frisou Glauco José Côrte ao passar o comando da FIESC ao industrial Mario Cezar de Aguiar, nesta sexta-feira (10). Côrte liderou a indústria catarinense por sete anos e ressaltou conquistas na área da educação e da saúde como os principais legados de sua gestão ao lado da inovação e da defesa de um ambiente institucional mais favorável à produção.

Uma das suas maiores bandeiras foi evidenciada pelas ações do Movimento Santa Catarina pela Educação. “O Movimento ampliou a compreensão da indústria sobre a sua responsabilidade na qualificação dos seus trabalhadores, como fator indissociável de produtividade e competitividade”, afirmou Côrte. “A educação se tornou agenda central da sociedade catarinense, e o Movimento passou a exercer notável influência no ensino”, completou.

Côrte citou parcerias internacionais firmadas ao longo de sua gestão, como  as  com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e o MIT dos Estados Unidos. Ambas as instituições e seus países são referências globais da indústria 4.0. “Consolidamos a rede de Institutos SENAI de Tecnologia. São sete no total em Santa Catarina, com o objetivo de garantir o acesso das empresas a tecnologias e sistemas de gestão e lean manufactoring”, frisou. “Se a indústria 4.0 pode representar uma ameaça à indústria tradicional, ao mesmo tempo abre-se uma oportunidade única para a atualização de nosso parque fabril. Trata-se de uma mudança estrutural tão profunda quanto a que envolve a educação para o mundo do trabalho”, comparou.

A Aliança Saúde Competitividade também foi lembrada pelo industrial. A iniciativa envolve indústrias, trabalhadores, federações empresariais e diversos representantes do setor público, como Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego. “Provamos que o investimento em saúde e segurança, da mesma forma que ocorre com a educação, também deve estar alinhado às estratégias das indústrias”, disse. O Centro de Inovação SESI, instalado no Instituto da Indústria, em Florianópolis, destaca-se na produção de inovações para a saúde.

Côrte foi eleito vice-presidente executivo para a Região Sul da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A posse será em 31 de outubro e o mandato se estende até 2022.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: