1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA – O caminho da volta

19 de março de 2018
TERMOTÉCNICA – O caminho da volta

Termotécnica incrementa parcerias para garantir suprimento de refugo para reciclagem.

Nº1 latino americana na produção de poliestireno expandido (EPS), a catarinense Termotécnica também é o pêndulo do segmento na reciclagem do material, a ponto de seu recuperado figurar, sob a marca Repor, ombro a ombro com as demais frentes de atuação da empresa: embalagens e componentes, agronegócio e movimentação de cargas. De acordo com a última edição do seu relatório anual de sustentabilidade, mesmo com o drástico recuo no volume transformado de EPS no país, decorrência em especial da linha branca e construção civil à deriva, a Termotécnica tem confirmado desde 2014 a fama de ponto fora da curva no ramo por vir ampliando, proporcionalmente, a reciclagem de materiais provenientes da logística reversa. Nesta entrevista, o presidente Albano Schmidt expõe a garra da companhia fundada em 1961 por sua família em Joinville para reagir à conturbada conjuntura de maré baixa na produção nacional de EPS reciclado.

PR – Dada a falta de números oficiais, quais as estimativas da Termotécnica para o consumo nacional de EPS em 2017 versus cinco anos antes? E qual a parcela do volume total de EPS pós-consumo destinado à reciclagem no ano passado?

Schmidt – Em relação ao consumo aparente de EPS, segundo estatísticas da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), houve em 2017 uma retração do mercado que, por sinal, teve seu pico em 2013 e 2014, atingindo a marca de 106.000 t/a. Em 2016, voltamos ao desempenho alcançado em 2010, algo na casa das 85.000 t/a. Quanto ao ano passado, ainda não foram divulgados os valores, mas acreditamos que estejam ao redor das 90.000 toneladas. Desta forma, temos um declínio aproximado de 15%. A queda tem reflexo direto na disponibilidade de materiais a serem reciclados. A baixa da atividade econômica como um todo também pesou para diminuir as importações. Muito do EPS reciclado vem de produtos importados. Com isso, o volume de EPS na ponta reduziu, mas, de acordo com o relatório de sustentabilidade 2015/2016, a Termotécnica conseguiu aumentar, em valores relativos, a sua taxa de reciclagem ou de material recuperado, hoje na casa dos 20%.

PR – Qual a atual capacidade instalada da Termotécnica para reciclar EPS e qual o volume reciclado em 2017?

Schmidt – Nossa capacidade instalada para reciclagem é de 5.000 t/a. No ano passado, recolhemos e reciclamos ao redor de 2.000 toneladas. Nos últimos 10 anos, recolhemos e reciclamos mais de 35.000 toneladas de EPS, na forma de PS para segundo uso. Atuamos com reciclagem em todas as nossas unidades: além da sede em Joinville, constam as plantas em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro ( SP) e São José dos Pinhais (PR).

PR – A recessão tem castigado nos últimos anos dois bons mercados de EPS: o acondicionamento de eletroeletrônicos como geladeiras e a construção civil. Como o retraimento deles afetou o suprimento do expandido pós-consumo para a reciclagem da Termotécnica?

Schmidt – Tivemos que adequar a nossa estrutura de custos e reestruturamos a operação. Nossa grande estratégia tem sido o estabelecimento de parcerias. Entre os aliados conquistados para a reciclagem da Termotécnica figuram, por exemplo, referências de indústrias e do comércio, como Via Varejo, Angeloni e Grupo Zaffari, totalizando mais de 15 empresas ; gerenciadores de resíduos, com mais de 80 parcerias; e cerca de 300 cooperativas e prefeituras, a exemplo das baseadas em Joinville, Jaraguá do Sul, Canoinhas, União da Vitória, Araucária, Rio Negro, São Bento do Sul, Blumenau, Araras, Rio Claro, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Cotia, Itu, Americana, São Carlos.

PR – Na esfera do EPS virgem, como a Termotécnica tem procurado compensar a retração em bens duráveis e materiais de construção desde a segunda metade de 2014?

Schmidt – A saída tem sido explorar mais o agronegócio, já servido pela Termotécnica com bandejas para mudas, caixas para conservação de hortifrútis e para o transporte das melgueiras à casa do mel por apicultores. A propósito, vale frisar que a empresa não dispõe de excedente do seu EPS reciclado. Todo o material recuperado pela Termotécnica é vendido para outras empresas que assim agregam valor a aplicações como molduras e rodapés.

PR – Os principais mercados internos do estireno (matéria-prima de EPS) têm sido penalizados pela recessão. Como esta conjuntura tem afetado os preços médios de EPS virgem?

Schmidt – Os preços médios do estireno e do EPS são afetados por vários fatores. A título de referência, no ano passado, tivemos um pico de valores em fevereiro e março por obra de paradas pontuais de duas grandes plantas do monômero nos EUA (Cosmar e Americas Styrenics, segundo o portal Platts). Acidentes afetam o preço, tal como o câmbio e o barril de petróleo. Aqui no Brasil a disputa de mercado entre os produtores de EPS faz com que tenhamos uma grande guerra de preços que afeta toda a cadeia. Na transformação do material, em referência às pérolas para produtos moldados como embalagens, o uso é de material virgem (estireno expandido com pentano e as pérolas resultantes são expandidas através de vapor, segundo a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido). Na composição de EPS, as pérolas consistem em até 98% de ar e 2% de PS. Como já assinalei, o material reciclado deixa de ser EPS, transfigurando-se no polímero, PS, desprovido de agente expansor. Portanto, seu mercado diverge dos campos de atuação do expandido virgem; daí também porque não faz sentido o cotejo entre os preços de EPS virgem e reciclado, pois não competem entre si.

Fonte: Plásticos em Revista – nº 644

 
 


somos afiliados: