1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

SESI ENTREGA PRIMEIRO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO MAKER EM SANTA CATARINA

04 de abril de 2017
SESI ENTREGA PRIMEIRO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO MAKER EM SANTA CATARINA

Instalado em Blumenau, no Complexo Esportivo Bernardo Werner, Espaço oferece nova tecnologia educacional que estimula colaboração e trabalho em equipe. Iniciativa será disseminada em outras regiões do Estado, como Joaçaba, Pinhalzinho, Rio do Sul, Indaial.

Blumenau, 31.03.2017 – “Se desejamos ter uma sociedade mais inventiva, precisamos ter um modelo educacional que rompa com os paradigmas tradicionais de educação e invista em cursos que potencializem o exercício da criatividade, a partir da combinação de várias abordagens, com práticas e temáticas relacionadas ao trabalho e ao mercado”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, nesta sexta-feira (31), em Blumenau, durante solenidade de entrega do primeiro Espaço de Educação Maker em Santa Catarina.

A instalação, que recebeu investimento de R$ 1,2 milhão, oferece cursos de Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática (com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais), além da possibilidade de montar um programa que mais desafie o estudante.

“De acordo com estimativas do Fórum Econômico Mundial de 2016, 65% das crianças que estão, atualmente, no início de sua vida escolar, iniciarão sua vida profissional em cargos e funções de trabalho que ainda não existem. Alguns postos de trabalho atuais desaparecerão, e outros vão surgir”, citou Côrte, acrescentando que já em 2020, mais de um terço das competências, hoje importantes, estarão obsoletas. “Com a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, teremos robôs avançados, meios de transporte autônomos, inteligência artificial, biotecnologia e estudos genômicos, progressos  que hoje podem parecer de ficção, mas que estão em rápido desenvolvimento”, completou.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, falou sobre a mudança de paradigma da Educação Tradicional para a Educação Maker. “A Educação Maker garante o aprendizado ao observar e valorizar todo o processo, essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora, tornando o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem”, destacou Pereira, falando ainda que o local será centro de referência para a ampliação dos outros espaços de Educação Maker do SESI, além de se constituir num centro disseminador desta pedagogia.

O diretor de operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, afirmou que a entidade, enquanto uma instituição da indústria, deve ter na sua gênese questões que propiciem ao empresariado desenvolver uma indústria cada vez mais produtiva e competitiva. “Isso não se faz sem uma educação de vanguarda, onde desde cedo consigamos fazer com que esses jovens tenham interesse nas áreas de ciências, tecnologias, engenharia e matemática”, afirmou Siqueira.

O secretário de educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, frisou que “é por conta de ações dessa natureza, dentro do Movimento Santa Catarina pela Educação, que o Estado está dando um salto impressionante de qualidade da educação”. O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, afirmou que o município e a região do Vale do Itajaí buscam trabalhar uma nova agenda de desenvolvimento econômico.

“O Espaço de Educação Maker do SESI fará toda a diferença nesse sentido, por meio da conexão entre a geração que está surgindo e as boas e importantes oportunidades junto ao mercado de trabalho”, concluiu. O senador federal Dalírio Beber falou sobre a atuação destaque na área da educação de José Vieira Côrte – pai de Glauco José Côrte, e sobre perspectivas para o futuro. “Devemos trabalhar para que as próximas gerações tenham condição de vida ainda melhor. Isso será possível graças a ações como esta da FIESC”, disse Beber.

Instalado em uma área de 1,2 mil m² no Complexo Esportivo Bernardo Werner, o Espaço de Educação Maker do SESI integra atividades em cinco cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. Não existem salas de aulas com espaço físico delimitado, nem quadro negro ou mesas individuais. No Espaço, todos os estudantes estão livres para utilizar os recursos disponíveis e transitar por todo o espaço, interagindo com seus orientadores.

Crianças e jovens, de sete a 18 anos, terão a oportunidade de elaborar projetos com soluções criativas e inovadoras para problemas atuais e futuros. Os participantes terão acesso a equipamentos diversos, dos mais simples aos mais sofisticados, como placas eletrônicas, arduinos, rasperry pi, impressoras 3D e drones, para promover a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Os cursos têm duração de cinco meses, com horas/aula semanais. O SENAI atua da mesma forma, com atuação voltada para a educação profissional. Seu primeiro laboratório aberto foi inaugurado em Tubarão.

Atividades paralelas

Neste sábado (01), ainda dentro da programação de abertura do Espaço Maker, o SESI, em parceria com o Canal Futura, promoverá o talk show “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, para debater tendências sobre o tema. A conversa, que ocorre a partir das 8h30min, contará com a mediação de Marcos Ferreira, especialista em economia criativa e fundador da MobContent, com a presença da pedagoga Kitta Eitler, além de especialistas da área de educação do SESI e estudantes do Espaço Maker. O encontro partirá das experiências apresentadas na série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” (disponível no Futuraplay.org gratuitamente), uma realização do Canal Futura em parceria com o SESI Nacional, para refletir sobre as tendências da educação no século XXI com foco especial na cultura maker.

No mesmo dia, também será realizada a Maratona Maker. Cerca de 60 alunos da rede pública municipal, estadual e alunos do Espaço Maker do SESI poderão desenvolver ideias e construir protótipos e projetos que contemplem o tema “Cidade para Todos”. O evento é inspirado nos Hackthons, onde os jovens mostram-se receptivos à resolução de problemas cotidianos. Os participantes serão distribuídos em equipes de cinco integrantes, acompanhados pelos professores das escolas convidadas. Eles serão orientados pelos estudantes do Espaço Maker com relação ao uso do local e dos recursos no desenvolvimento de projetos. A maratona ocorre das 8h30 às 18h30min.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: